.

.

.

.

sábado, 1 de agosto de 2015

Quem deveria estar preocupado com essa taxa de IVA não deveriam ser os consumidores e nunca os comerciantes que são meros recolectores do imposto?


Vejo e oiço constantemente berraria contra o IVA a 23% na restauração por parte dos comerciantes e com ampliação nos demagogos partidos do contra.
Quem deveria estar preocupado com essa taxa de IVA não deveriam ser os consumidores e nunca os comerciantes que são meros recolectores do imposto?
Explicando melhor: o comerciante quando vende um café ou imperial tem (ou devia ter) incluido no preço 23% que cobra ao cliente e entrega ao Estado.
Sendo a 23 ou 13% a única diferença seria poderem baixar preços de venda dos produtos.
Mas coloca-se uma pergunta... Conhecendo os nossos comerciantes, não só os de Alpiarça como por todo o País, alguém acha que se o governo agora baixasse o imposto isso se refletiria nos preços ao consumidor?
A resposta óbvia é não! Os comerciantes manteriam os preços e embolsariam mais 10%.
Veja-se por exemplo o caso do café, a vulgar "bica". Alpiarça, tirando o Intermarché e a MaxiLoja tem em quase todos os estabelecimentos o preçário máximo (0,60 - 0,65 €).
Comparando por exemplo com Leiria, cidade com muito maior poder de compra é possível beber cafés a 0,45-0,50 € em locais como pastelarias no centro da cidade ou no shopping.
Vamos continuar a dizer que a culpa da restauração estoirar é por culpa do IVA, ou será em alguns casos por má educação, mau serviço, impreparação para atender público, excesso de estabelecimentos hoteleiros, ou porque com a descida do poder de compra das famílias os principais frequentadores das pastelarias são muitos dos beneficiários do RSI ?
É só analisar o tipo de clientela e quem toma pequenos almoços na pastelaria... a "burguesia" toma um café, a rapaziada do RSI abanca na pastelaria e gasta o que em casa lhe ficaria por metade (ou menos) do preço. Dá é um bocadinho mais de trabalho ....
Mas pode-se sempre continuar a culpar o IVA a 23% ...
Noticia relacionada:"Turismo a crescer / Portugal a crescer": 

1 comentário:

Anónimo disse...

Está tudo dito. Há dias no Bar dos Águias vários romenos a comerem nas mesas debaixo das palmeiras e a comprarem tu do no bar. Enrão se são pobres e vivem do RSI não poderiam trazer as coisas do supermercado? Aquelas mesas até são públicas.