.

.

.

.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Os vizinhos de Almeirim acordaram uns anos mais cedo e estragaram-nos a fama que era nossa

 Também me parece que esta publicidade do PSD é também o maior EXAGERO do mundo! Parece estar até a brincar com a nossa pouca sorte, sobretudo por termos políticos deste calibre! Agora, vejam bem, Alpiarça tem a melhor melancia do mundo! Antes já tinha o melhor melão, só que os vizinhos de Almeirim acordaram uns anos mais cedo e estragaram-nos a fama que era nossa. E o pior para nós, é que ficaram com a fama e ao mesmo tempo com o proveito! Quem viajou um pouco pelo mundo, sabe que não é assim que as coisas são e, é sempre um risco fazer afirmações “bairristas” como estas. Há boa e má fruta por todo o lado. É evidente que as terras e condições climáticas são fatores decisivos para uma boa ou má qualidade do produto final. Talvez poucos saberão que em determinada região da África do Sul se produz vinho verde e vinho do Porto com uma qualidade que não fica a dever nada aos vinhos portugueses das nossas regiões demarcadas. Azeitona tipo de Elvas, que se confunde com a nossa azeitona alentejana, verde e avantajada. 
 A melancia, por exemplo, em algumas regiões de África, por muito madura que esteja na árvore mãe, nunca consegue a doçura e a cor avermelhada como a nossa. Embora Alpiarça nas suas terras de areia produza uma boa melancia, como todos sabemos e reconhecemos, não podemos dizer que é a melhor do mundo, pois comi boa melancia, nada inferior à nossa, noutras partes do globo quando aqui se andava de luvas, botas quentes e gabardina. É certo que não podemos ser derrotistas, pensar que está tudo perdido, que não podemos fazer melhor mas, por outro lado, criar otimismos desmesurados, mundos fantásticos, irreais, de faz-de-conta, também não me parece boa política. O que temos é de nos esforçar, aperfeiçoar, criar uma boa base logística, trabalhar mais e melhor para que possamos apresentar os nossos produtos, com a qualidade ao nível dos melhores do mercado. Primeiro pensando no mercado interno, depois então sonhar com voos mais altos. Mas nunca esquecer que devemos ter os pés bem assentes na terra! Neste caso na terra da melancia e do melão que, para nosso azar, são produtos unitários pesados e perecíveis pouco dados à exportação longínqua. 

3 comentários:

Anónimo disse...

Como diria o outro: "Fala quem sabe, quem não sabe deixa falar..."

Rosa Guedes disse...

Rosa Guedes: e boas uvas vem de Alpiarça -aqui em alpiarça toda a fruta é de boa qualidade !!!!!!!
(Facebook)

Anónimo disse...

há fruta boa e há fruta má, e depois há aquela frutinha que mete podre em tudo né ? Puxa vida! Nem com a melhor melancia do mundo feita aí voçês estão contentes