.

.

.

.

sábado, 22 de agosto de 2015

Conheça os currículos dos candidatos a deputados da Assembleia da República

Eduardo Costa



CURRÍCULO-BIOGRÁFICO


Cor. EDUARDO COSTA



Candidato a Deputado do PDR pelo Ribatejo



O Coronel de Cavalaria aposentado Eduardo Fernando Alves da Costa, nasceu em Lisboa em 1959, tendo servido no Exército Português ao longo de cerca de 3 décadas.

Ingressou na Academia Militar em 1977, onde frequentou o Curso de Cavalaria, sendo licenciado em Ciências Sócio-Militares. Na sua formação a nível nacional, salienta-se ainda, o Curso de Policia Militar e os Cursos de Promoção a Capitão e a Oficial Superior, este último no Instituto de Altos Estudos Militares.

A nível internacional possui o Military Police Officer Advanced Course (U.S. Army MP School) e o International Intelligence Officer Basic Course (U.S. Army Intelligence Center) em ambos obtendo a distinção “Distinguished Graduate” (1º clas); possui ainda, o Combined Strategic Intelligence Training Program (Defense Intelligence Agency) constituído pelos National Intelligence Course e Intelligence Analisys Course, tendo obtido em ambos a classificação de “A”.

Durante a sua carreira prestou serviço na Escola Prática de Cavalaria ao longo da década de 80, onde desempenhou diversas funções operacionais de comando no Esquadrão de Reconhecimento, tendo ainda sido Comandante do Esquadrão de Serviços e do Esquadrão de Instrução do Quadro de Complemento. Na EPC, foi ainda Adjunto do Oficial Operações e Informações e Oficial de Segurança, Chefe do Gabinete de Programa e Avaliação da Instrução e Director de Curso, do Tirocínio de Oficiais do Quadro Permanente e do Curso de Operações e Informações de Cavalaria, para além de docente-instrutor em diversas matérias da Arma de Cavalaria, a vários outros Cursos e Estágios, com militares nacionais e estrangeiros.

Já na década de 90 esteve colocado durante 4 anos na Divisão de Informações do Estado-Maior do Exército, tendo desempenhado funções na Secção de Segurança e Contra-Informação e na Secção de Ligação aos Adidos Militares, cumulativamente com funções docentes e de Direcção, nos Cursos de Segurança ministrados por aquele Órgão de Estado-Maior a militares e civis, nacionais e internacionais.

Em 1994, foi colocado no Regimento de Cavalaria n.º 4, nas funções de Chefe da Secção de Logística, a fim de a reestruturar nos novos moldes decorrentes da reorganização do Exército de 1994, no que respeita à centralização e controlo das actividades de administração dos recursos materiais e financeiros.

De 1988 a 2001 desempenhou funções de Ministério Público (Promotor de Justiça) junto do 2º Tribunal Militar Territorial de Lisboa, sendo ainda, por inerência, o Comandante Militar deste Órgão do Governo Militar de Lisboa. Nesse período, em Nov/2000, a convite de uma associação de magistrados brasileiros e financiado pelo Estado Brasileiro, tomou parte activa no “I Encontro Internacional de Direitos Humanos, Direito Penal e Direito Militar” em Brasília, onde proferiu uma palestra subordinada ao tema “A Justiça Militar Portuguesa-Passado, Presente e Futuro”.

Posteriormente e até final de 2003 desempenhou ao longo de mais de 2 anos, funções de Comando do Regimento de Cavalaria nº4, em Santa Margarida que, além de actividades de carácter mais operacional incluindo o aprontamento de uma FND (Força Nacional Destacável) de escalão batalhão/agrupamento projectada na Bósnia, englobou ainda funções de gestão de recursos humanos, materiais e financeiros, incluindo a gestão da conservação e manutenção das infraestruturas do maior regimento do país.

Já no início de 2004 foi temporariamente Chefe da Repartição de Recrutamento Geral do Exército, onde assumiu a Direcção do Projecto de I§D “Exército Português-Uma Opção” e, posteriormente, recolocado de novo no Estado-Maior do Exército, onde assumiu a responsabilidade da Chefia da Divisão de Informações do Estado-Maior do Exercito em acumulação com a respectiva Repartição de Estudos, tendo liderado o projecto de reorganização daquela Divisão e do Sistema de Informações Militares no Exército, no âmbito do processo de transformação do Exército e até à sua passagem á reserva.

Ao longo da sua carreira exerceu cumulativamente, por nomeação ou a convite, diversas funções de formador em cursos específicos militares e outros, em função do seu diversificado currículo.

Este Oficial iniciando a sua carreira em 1977 como cadete e ascendeu ao mais alto posto de Oficial Superior do Exército em 2005.

A nível nacional, além de condecorações militares, possui 9 Louvores, dos quais 6 são de Oficial General e, a nível internacional, 2 Louvores (Letters of Commendation) de Oficial General e, ainda no âmbito civil, 2 Títulos Honoríficos atribuídos pelo Governador do Estado de Alabama, e pelo Secretário de Estado da Georgia, respectivamente “Honorary Lieutenant-Colonel “ e “Honorary Georgian Citizen”.

Após a sua passagem à reserva e até à actualidade, tomou parte em diversas actividades de cariz cultural e cívico, incluindo diversas palestras e publicação de artigos de especialidade e generalistas, frequentou o Curso de Direito da Faculdade de Direito do Lisboa, colabora desde 2013 no projecto político autárquico “TPA-Todos por Alpiarça”, tendo já no presente ano de 2015, sido convidado para integrar as listas de candidatos a deputado do “PDR-Partido Democrático Repúblicano”, nas eleições legislativas de 04Out2015, pelo Círculo Eleitoral de Santarém.

Este Militar é casado com a Professora Ana Simião desde 1985, de quem tem uma filha maior, licenciada/mestrada em área médico-terapêutica.


Fernanda Maria Coutinho Precaté Fontainhas Amorim  Cardigo, Candidata pelo PCP

  46 Anos;
 12º ano Escolaridade
 Técnica Administrativa
 Pertenceu à  direção da Associação de Pais e Encarregados de Educação do AEJR de Alpiarça (Presidente em 2010 e 2011).
 Membro da Comissão Concelhia de Alpiarça do PCP;
 Presidente da Junta de Freguesia de Alpiarça;