.

.

.

.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

PORQUE VOS ESCREVO?

 Caras e Caros Amigos,                                                                                         Lisboa, 24 de Agosto 2015
 



A 4 de Outubro, temos eleições e sinto que é meu dever alertar para a sua importância, explicar o que defendo para Portugal, responder a dúvidas que sei muitos terão.

Como autarca, habituei-me a fazer isto no dia-a-dia, nas reuniões públicas de câmara ou na rua. Agora, em eleições nacionais, é mais difícil e provavelmente não terei oportunidade de falar pessoalmente com muitos de vós nas próximas semanas. Por isso, decidi ter uma conversa convosco através desta carta. Proponho-vos que  mantenhamos aqui esta conversa, que será feita em vários capítulos, durante os próximos dias.

A proximidade, o diálogo permanente, a vontade de ouvir, o empenho em explicar, são decisivos para criarmos um laço de confiança – e a confiança é essencial para a nossa mobilização coletiva pelo futuro de Portugal.

Estes anos têm sido muito duros  para as pessoas, as famílias e as empresas, feriram-nos na nossa auto estima coletiva, puseram em causa a confiança que depositávamos nas instituições , geraram o sentimento de abandono em muitos territórios, provocaram a descrença no projeto europeu, trouxeram o sobressalto e a instabilidade para o quotidiano, a perda de pensões para os idosos, a precarização para os jovens,  a ameaça do desemprego para todos. Foram anos de grande retrocesso económico e social.

Mas, mesmo assim, muitos se interrogam:  vale a pena votar?  Para quê?, perguntam. Será que é possível governar de forma diferente? Afinal, o que querem fazer de diferente?  Este é o principal  expediente da direita: levar as pessoas a admitir a fatalidade, a inevitabilidade, a impossibilidade de mudar. Recuso esta visão e este fatalismo sem alternativa. Digo, com convicção e com realismo: é possível fazer diferente e fazer melhor, como mostramos desenvolvidamente nos nossos diferentes textos programáticos.

Estas eleições são, de facto, decisivas por 4 razões.

Primeira, porque temos de vencer a depressão, a descrença, a resignação um sentimento de decadência nacional e reconstruirmos um sentimento de esperança coletiva no nosso futuro comum. Temos de iniciar um novo ciclo, com novos protagonistas e uma nova visão para o país.

Segunda, porque há duas opções de fundo que estão em confronto: sobre o nosso modelo de desenvolvimento – assente no conhecimento e  inovação, contra a precarização e o empobrecimento – e sobre o nosso modelo social – na garantia da sustentabilidade da segurança social, na defesa do SNS e da valorização da escola pública, contra a ameaça da privatização dos serviços públicos e da destruição do Estado social;

Terceira, porque temos de virar a página da austeridade para relançar a economia, criar emprego de qualidade e com futuro, sanear as nossas finanças públicas.

Quarta, porque temos de reassumir uma postura ativa na Europa,  sem submissão nem aventureirismos, que nos permita retomar a convergência e fortalecer a nossa posição no euro.

É sobre estas quatro questões que vos quero falar nos próximos dias.

Até amanhã, com os meus melhores cumprimentos,

António Costa

 «http://costa2015.pt»

1 comentário:

Eduardo Costa disse...

Foi também a escrever cartaz aos portugueses, sabe-se lá pago por quem que derrotou António Seguro.
Como quer que os portugueses confiem nele se, malgrado os muitos milhões que o PS recebe do orçamento do Estado, consegue ser o partido mais endividado com mais de 17.000.000€.