.

.

.

.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Onde encontrar o verdadeiro “Melão de Alpiarça”?



Por: V.R.V.
Onde podemos encontrar o verdadeiro melão de Alpiarça e como se apresenta este melão para que possamos saber se não estamos a comprar “gato por lebre”?
Será o “Manuel António” o “pele-de-sapo” ou melão vulgar que se pode comprar em qualquer lugar?
Ontem, vindo do Sul, parei próximo de Alcácer do Sal para comprar um melão numa das imensas barracas que por ali existem.
Em conversa com o vendedor, disse-me que a origem do melão que estava a comprar era o famoso “Melão de Almeirim” e que Alpiarça não tinha melão nenhum.
Informei o dito que o verdadeiro “Melão de Alpiarça” tem um selo a confirmar a origem.
O “Costa dos Melões” como o vendedor é conhecido na zona respondeu-me que a existir tal melão deve ser “lá para essas bandas” (entenda-se Alpiarça) pois aqui “na minha terra nunca nenhum vendedor me veio oferecer esse  melão”.
Pesado o melão e pago o mesmo no caminho conversei com quem me acompanhava para concluirmos que toda esta publicidade que a Câmara faz para com o “Melão de Alpiarça” em nada está a projectar o melão alpiarcense porquanto, como me disse o Costa: “o que não falta por aqui é melões”.
Quanto aos nomes, que “cada um lhes chame  os nomes que quiser” porque sempre ouvi falar foi  no “Melão de Almeirim”.
Em termos de conclusão: continuamos a apostar no “cavalo errado” pois o “Melão de Alpiarça só beneficia meia dúzia de produtores e todo o resto não passa de uma verdadeira “treta” que  não traz benefícios alguns para Alpiarça.
Que se acabe de um vez por toda com o falatório do “Melão de Alpiarça” e que o executivo se dedique a outras coisas com mais interesse para o concelho.
Noticia relacionada:  Leitor critica a "Alpiagra"

2 comentários:

Anónimo disse...

O que falta em Alpiarça é uma verdadeira e independente associação de produtores de melões e alguém especializado em Marketing

Anónimo disse...

Não posso deixar de concordar com o comentador anterior...

Mas deixo a reflexão...

Quem são os produtores de melão "Manuel Antonio" em Alpiarça?
Quem ganha com este "folclore" á volta desta variedade?
È que tirando uns "ilustres" pseudo-agricultores com cartão, não vejo com nenhum outro com sequer vontade de produzir isto...
Epa não digo que para o Ricardo Hipolito não seja um bom "alimenta-ego" e para o Salgado não seja uma asa de um tachinho que ele tanto procura e só lhe calham as asitas... Mas e para aqueles que vivem essencialmente da agricultura, como seu sustento, que ganham eles com isso?
A variedade MA é mais um chavão que não vai dar a lado nenhum e engana os velhotes e os cegos, que veem bem, com a atribuição importância a uma variedade que nos dias de hoje é praticamente inviável de produzir, a não ser para nichos muito pequenos... Pensemos num mercado cada vez mais evoluído, em que os custos de produção são elevadíssimos, o mercado cada vez mais competitivo e estes iluminados querem que o produzir uma variedade mais sensível a doenças, com menor resistência ao sol, com produções baixissimas comparando com as variedades dos dias de hoje.