.

.

.

.

sábado, 29 de agosto de 2015

Lista do PS em Santarém rejeitada por falta de paridade

Partido Socialista tem agora dois dias para refazer a lista, que o tribunal alega ter apenas 28,57% de candidatas femininas. PDR, PAN e PPV/CDC também tiveram problemas com a paridade
PSD/Alpiarça

Faltam mulheres na lista do PS por Santarém. O Tribunal Judicial de Santarém recusou a composição da lista do PS por aquele círculo, que é encabeçada pelo ex-ministro José Vieira da Silva. De acordo com um despacho daquela entidade de 26 de agosto, ao qual o DN teve acesso, "a lista apresentada [pelo PS] tem 28,57% de candidatas do sexo feminino, violando assim o artºnº2, nº1 da Lei Orgânica nº3/2006". O mesmo documento informa que os socialistas têm "no máximo dois dias" para "suprir essa ilegalidade".
O PDR de Marinho e Pinto também teve problemas de paridade no círculo de Santarém, sendo a lista travada por ter "quatro candidatos masculinos em lugares consecutivos (9º efetivo e 1º a 3º suplentes). Há ainda quem tenha problemas por excesso de candidatas do sexo feminino. O PAN, por exemplo, terá os mesmos dois dias para resolver um problema de paridade: "a lista apresentada tem 30,77% de candidatos do sexo masculino". Ou seja: também não chega a um terço, o exigido por lei. Já o PPV/CDC - Partido Cidadania e Democracia Cristão, viu a lista ser recusada por ter "três candidatas do sexo em lugar consecutivos (9º efetivo, 1º e 2º suplentes).

1 comentário:

Anónimo disse...

Claro que faltam mulheres na lista do PS.
É uma vergonha a lista do PS ser chumbada por falta de mulheres, depois de terem retirado humilhantemente da lista a nossa Sónia Sanfona.