.

.

.

.

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Número de emigrantes portugueses ultrapassa pela primeira vez os quatro milhões

Em 2014 foi ultrapassada, pela primeira vez, a barreira dos quatro milhões de portugueses a viverem e a trabalharem no estrangeiro, segundo os registos dos consulados. Os dados do Observatório da Emigração agora divulgados indicam que as 27 maiores comunidades espalhadas pelo Mundo agregam 4,022 milhões de cidadãos com direito a passaporte português.
Face a 2013, verifica-se um acréscimo de 101 mil cidadãos. De 2012 para 2013 tinha-se registado um acréscimo de 296 mil cidadãos inscritos nos consulados portugueses.
Os maiores acréscimos de emigrantes portugueses foram registados no Canadá, com mais 95 mil inscritos, no Brasil (63 mil), África do Sul (50 mil) e Reino Unido (41 mil). Também houve países que perderam emigrantes portugueses: Venezuela (com menos 130 mil), França (menos 127 mil) e Holanda (menos 24 mil) foram os principais.

O acréscimo de inscritos, ou a sua perda, não significa que os portugueses tenham chegado ou partido dos referidos países no ano em questão. Os consulados são os locais onde os portugueses emigrados podem tratar do passaporte e do cartão de cidadão. Contudo, há cidadãos nacionais que só vários anos após emigrarem é que contactam os serviços para tratar da documentação.
«CM»

Sem comentários: