.

.

.

.

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

O CONHECIMENTO E A INOVAÇÃO SÃO A CHAVE DO DESENVOLVIMENTO


PS/Alpiarça
Nestas eleições, temos uma decisão de fundo a tomar sobre o nosso modelo de desenvolvimento: aceitamos, como a direita defende, que só com empobrecimento e precariedade seremos competitivos ou, em alternativa, batemo-nos por um modelo que investe no conhecimento e na inovação como a chave do desenvolvimento?
Os nossos setores económicos tradicionais são mesmo o bom exemplo do rumo certo para alcançarmos os resultados desejados. Quando foram considerados sem futuro, que fizeram? Prosseguiram a estratégia de reduzir custos com recurso à mão de obra infantil e à contrafação? Não, não fizeram isso. Pelo contrário! Apostaram na inovação, na qualificação da gestão, na diferenciação dos seus produtos, competindo pelo valor acrescentado. E assim se modernizaram importantes sectores no calçado, no têxtil, no agroalimentar ou na metalomecânica.
 A cultura, a ciência, a educação e a formação ao longo da vida são os pilares da sociedade do conhecimento, garantia de uma cidadania ativa, condição da capacidade para enfrentar as incertezas do futuro, habitat natural de uma economia empreendedora, criativa, inovadora e que se internacionaliza.
 Para crescer, temos de recuperar competitividade. A direita defende que é empobrecendo coletivamente, reduzindo salários, eliminando direitos laborais, privatizando o estado social, diminuindo os impostos sobre as empresas, que seremos competitivos. O resultado desta estratégia está à vista. Regredimos a 2002 no PIB, a 1990 no investimento… E mesmo as tão faladas exportações limitaram-se a evoluir em linha com o período 2005/2008 e graças a investimentos decididos antes de 2011.
 Não podemos prosseguir esta trajetória de retrocesso. O nosso caminho é o da inovação e inovar exige investimento no conhecimento. Esta é a primeira grande opção sobre o modelo de sociedade em que queremos viver. Porque esta opção tem consequências várias, por exemplo, na visão sobre o mercado de trabalho ou na fiscalidade. Não há empresas inovadoras assentes na precariedade. Inovação exige investir na qualificação e na formação ao longo da vida dos trabalhadores. A precariedade é o incentivo errado. A produtividade que precisamos não é a que resulta da redução do salário, mas do aumento do valor produzido. Temos de realinhar os incentivos: em alternativa à redução indiscriminada do IRC ou da TSU, devemos ser seletivos, concentrando os incentivos nos investimentos em inovação e no combate à precariedade laboral.
 Por isso, o que é prioritário? Promover a cultura e a ciência, combater o insucesso escolar e garantir os 12 anos de escolaridade, apostar na educação de adultos e na formação ao longo da vida, valorizar o ensino superior, investir em centros tecnológicos e no emprego massivo de jovens licenciados na modernização do tecido empresarial, apoiar a capitalização das empresas, o empreendedorismo, a internacionalização.
 Queremos travar o êxodo dos jovens mais qualificados? Queremos aumentar a natalidade? Apostemos na inovação, pois só assim teremos emprego de qualidade. Ao contrário do que a direita pensa, as reformas que precisamos no mercado de trabalho não são as que nos permitem competir pela pobreza, mas sim as que nos permitem travar o êxodo migratório dos jovens, com emprego digno, que atraia, fixe e dê confiança no futuro às novas gerações.
 Esta é a primeira opção de fundo que temos de fazer nestas eleições. A minha escolha é clara e é essa que vos proponho. Defendo um modelo de desenvolvimento assente no investimento no conhecimento e na inovação e no combate à precariedade e ao empobrecimento.
 António Costa

3 comentários:

jornal alpiarcense disse...

Os comentaristas devem assinar os comentários referentes a esta notícia. Se pretenderem que os comentários apareçam como “anónimos” devem informar o gestor do jornal e perante o mesmo identificarem-se.
Caso não o queiram fazer, os leitores também podem deixar os comentários na nossa página do Facebook, os quais depois serão aqui publicados

Anónimo disse...

SOBRE ESTAS CARTAS DE ANTÓNIO COSTA
Foi com cartas como estas que nos enganou e levou a votar nele, dizendo que com António José Seguro não iriamos lá.
Afinal é o que estamos a ver, foi pior a emenda que o soneto e ainda acontece a vergonha do povo voltar a votar em Passos Coelho, por não acreditar neste feirante. Pois feirante por feirante mais vale ficar o que lá está.
Quando o argumento dele não passa de mera retórica eleitoralistas que nada nos diz de concreto e com substância, está tudo dito sobre ele, os seus amigos socráticos e a sua ausência de projeto político para Portugal.

Anónimo disse...

Caro anónimo das 13:36, estamos bem a verificar que ainda não conseguiu ultrapassar a derrota do seu camarada António José Seguro, não venha para aqui dizer aldrabices. Ou também é daqueles que assinou a carta de declaração de princípios do PS e agora aparece num outro partido como candidato!
Ninguém enganou ninguém, Ninguém fez cartas pagas por alguém que não se sabe quem, como foi aqui dito. E lembro que a ser verdade que não o é os 17 000 000 de dívida, valor completamente absurdo, António Costa só é lider há 6 meses.

Mas acontece quando se fala sem conhecimento.