.

.

.

.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Famílias portuguesas estão a gastar mais em hospitais privados

Os hospitais privados são a escolha de cada vez mais famílias, em detrimento dos tradicionais consultórios.
As famílias estão a optar cada vez mais pelos hospitais privados para os cuidados de saúde. O Instituto Nacional de Estatística (INE) revela que 15% dos gastos em saúde dos portugueses em 2013 diz respeito a hospitais privados contra apenas 8% em 2007.
Estes dados são os mais recentes que há disponíveis no que concerne ao orçamento para a saúde, indica o Jornal de Negócios.
Quem perdeu com esta situação? Os pequenos consultórios privados, sendo que a sua quota era de 50%, em 2010, e passou para 42%, em 2013. Esta tendência deverá manter-se.
O presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização privada, Artur Osório, revela que as "pessoas acreditam mais em organizações que operam no seu espaço várias especialidades, com um sistema organizado de cuidados. E isso tem sido a grande mais-valia dos hospitais privados que têm crescido muito, é verdade, à custa da clínica privada tradicional".
Mas também a despesa com as farmácias veio a diminuir. Mas esta mudança deu-se desde 2002, mas só em 2008 é que se acentuou de forma mais dramática. Em 2013, estas despesas pesavam apenas 25% no orçamento de saúde.
«NM»

Sem comentários: