.

.

.

.

sábado, 29 de agosto de 2015

OS NÚMEROS DO BURACO ORÇAMENTAL QUE O PSD NÃO PUBLICITA

Por: E.C. 
O importante são as pessoas e não os números, mas já que tanto se gosta de mandar com números, para justificar políticas contra as pessoas, aqui ficam os mais recentes e de fonte credível (DGO-Direcção Geral do Orçamento).
Uma notícia terrível para a coligação PSD-CDS que presumo ter fugido ao controlo da informação e da Comunicação Social e que certamente apenas seria suposto saber-se depois das eleições.
O ‘buraco’ do agravar da dívida, antes previsto pelo executivo português, ascendia aos 5.078 milhões de euros, um valor que deverá ser largamente ultrapassado caso o ritmo de (des)consolidação orçamental se mantenha nos meses que faltam atá ao final de 2015. A diferença negativa entre receitas e despesas poderá chegar aos 7.126 milhões de euros, traduzindo um desvio extra superior a dois mil milhões de euros.
A diferença de números surge devido a um preocupante abrandamento das receitas, que registam um crescimento quase nulo de 0,1%, em vez dos 1,4% previstos anteriormente. A despesa também está acima do esperado, e a situação poderia ficar ainda pior caso se confirmasse a devolução da sobretaxa de IRS pretendida pelo governo, como medida pré-eleitoral.
Afinal o pretexto para não se cumprir a promessa eleitoral da devolução da sobretaxa de IRS, veio a publico antes das eleições.

Sem comentários: