.

.

.

.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

INFORMAÇÃO À POPULAÇÃO

RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DA BARRAGEM DOS PATUDOS


CÂMARA DE ALPIARÇA JÁ APRESENTOU CANDIDATURA AO FUNDO DE RECURSOS HÍDRICOS E PREPARA CANDIDATURA AOS FUNDOS COMUNITÁRIOS “PORTUGAL 2020” PARA RECUPERAR AMBIENTALMENTE A BARRAGEM DOS PATUDOS

A Câmara Municipal de Alpiarça já apresentou uma candidatura ao Fundo de Protecção dos Recursos Hídricos (FPRH), de intervenção nas margens e limpeza da Barragem/Albufeira dos Patudos, que espera aprovação.
Entretanto, está em preparação uma candidatura no valor de cerca de 350.000 euros ao próximo quadro de fundos comunitários “Portugal 2020”, para a recuperação de toda a Albufeira dos Patudos, limpando-a em profundidade, procurando resolver os problemas de excesso de matéria orgânica, acumulada ao longo de quase 30 anos, de proliferação de algas e de escassez de oxigénio, factores que potenciam a morte de algumas espécies de peixes, por asfixia, nos períodos de muito calor.
Esta candidatura está a ser articulada com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), tendo sido já realizadas diversas reuniões.
Há cerca de dois anos que a autarquia tem procurado envolver diversas entidades, entre as quais o governo e os serviços do Ministério do Ambiente, na necessária resolução deste problema.
A aprovação destas intervenções ( o seu financiamento com verbas exteriores) é a única forma de resolver o grave problema de “eutrofização” das águas da Albufeira, uma vez que a Câmara Municipal de Alpiarça não tem os recursos financeiros necessários à sua realização – o Município de Alpiarça encontra-se numa situação de desequilíbrio financeiro estrutural, situação que não é da responsabilidade deste executivo, que tem procurado (e conseguido) prosseguir uma gestão que permita a recuperação das finanças municipais.
Assim, até que as intervenções de fundo de limpeza e recuperação sejam possíveis (não antes de final de 2015), a Câmara Municipal de Alpiarça irá continuar a intervir pontualmente, como tem feito nos últimos meses, de forma a atenuar o impacto negativo deste processo de “eutrofização”:
- injectando água fresca a partir de um dos antigos furos de abastecimento, fazendo entrar água limpa e mantendo os níveis; 
- limpando as margens, evitando a acumulação de algas; 
- oxigenando as águas, com recurso à instalação de 2 repuxos; 
- realizando actividades de desporto e lazer que, por si, permitam também alguma oxigenação de superfície; 
- retirando, com a prestimosa e atenta colaboração dos trabalhadores do Município, os peixes que não resistam, sobretudo neste período de temperaturas muito elevadas, em que o problema se agrava.

3 comentários:

Anónimo disse...

Que rica informação!
Diz o comunicado e cito "Há cerca de dois anos que a autarquia tem procurado envolver diversas entidades, entre as quais o governo e os serviços do Ministério do Ambiente, na necessária resolução deste problema."
Isto significa que o presidente já sabia o estado das águas da barragem, quando autorizou no ano passado a realização de 2 provas de triatlo de âmbito nacional, com muitas centenas de jovens a chafurdar naquelas águas. Mas lembro-me bem que, mesmo assim dizia publicamente que a água tinha condições balneárias.
E se toda a gente especula alarmada, que aquelas águas estão carregadas de bactérias e toxinas muito perigosas para a saúde, conforme comprovarão analises que a CMA consta possuir, porque razão este comunicado nada diz sobre esse perigo de saúde pública, nem mesmo o presidente manda colocar avisos á população no local.
A verdades é que a pesca continua a empestar os fundos da barragem com toneladas de engôdo em decomposição e os nossos miúdos a praticarem remo naquelas águas contaminadas e doentias.

Anónimo disse...

Se não fosse a pressão que se tem feito pela oposição e até alguns munícipes individualmente, ainda estavamos a ter provas de triatlo na barragem

Um bem haja a todos que se têm manifestado sem nunca baixar os braços pela defesa deste património natural único na região e o qual nos é tão precioso.

Só peca por tardia. Sabemos também que o resultado desta candidatura só para 2016

Anónimo disse...

Há cerca de dois anos .... . Então a água da albufeira tinha qualidade balnear! Alguém é mentiroso.