.

.

.

.

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Por: Anabela Melão
Em 22 de Julho de 1946 a 'Time' dedicou a primeira página a António de Oliveira Salazar. O artigo indagava: "Portugal Salazar's: Dean of Dictators – How Bad is the Best?". 
O número é retirado do mercado nacional e a venda da TIME é proibida em Portugal, por seis anos. 
Na capa, à esquerda de uma imagem de Salazar, foi colocada uma maçã aparentemente sã, mas podre por dentro. Era a metáfora escolhida para ilustrar a mais antiga ditadura da Europa. 
O trabalho resultara da recolha de informação pelo editor Percy Knauth e do correspondente em Lisboa, Piero Saporiti, radicado em Lisboa desde 1944. O texto referia que, com praticamente “duas décadas de ditadura, Portugal era uma terra melancólica de pessoas empobrecidas, confusas e assustadas”.
O presidente do conselho não tolerou o texto. A 27 de Agosto de 1946, um despacho da PIDE, ratificado pelo Secretariado de Propaganda Nacional, deu ordem imediata a um dos autores da peça (Saporiti), para abandonar o país até 3 de Setembro. Enquanto Saporiti lutava contra a extradição, foi-lhe dito pela PIDE que poderia evitá-la, caso se demitisse da TIME. O italiano recusou.
A venda da revista foi proibida, todos os exemplares foram apreendidos e a PIDE recebeu ordens para confiscar as revistas encontradas em domicílios privados. Saporiti adiou a expulsão por mais um mês, e abandonou Lisboa de barco a 3 de Outubro, com destino a Paris. 'Para Português Ler'

Sem comentários: