.

.

.

.

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Mário Pereira explica a "EVOLUÇÃO DA SITUAÇÃO FINANCEIRA DO MUNICÍPIO DE ALPIARÇA ENTRE 1998 E 2015 (Junho)"

Mário Pereira, Presidente da Câmara de Alpiarça
Na última sessão extraordinária da Assembleia Municipal de Alpiarça, realizada no passado dia 15 de Julho, o executivo camarário apresentou dados sobre a evolução da situação económico-financeira do Município.
Com a prossecução do cumprimento do Plano de Saneamento Financeiro, aprovado em Abril de 2011, face a uma situação de desequilíbrio estrutural das contas registada desde 2008/2009, o endividamento municipal baixou, de facto, cerca de 3 milhões de euros.
Ao longo destes anos de abaixamento da dívida - a par com gravosos cortes na receita provocados por medidas dos dois últimos governos nas transferências para os municípios a partir dos Orçamentos de Estado -, foi possível:
- continuar a garantir os níveis de funcionamento e da prestação de serviços aos munícipes;
- diminuir os impostos municipais (taxa mínima de IMI - são cerca de 400 mil euros anuais que os alpiarcenses não têm de pagar);
- aumentar o apoio financeiro/subsídios e logístico aos clubes, colectividades e associações culturais e desportivas do concelho;
- aumentar as prestações sociais às crianças (ASE), aos idosos e as bolsas de estudo aos alunos do ensino superior;
- investir cerca de 4 milhões de euros em projectos comparticipados pelo QREN, como sejam a construção do novo Centro Escolar, as 1ª e 2ª fases do empreendimento de requalificação global da Casa dos Patudos, o novo telheiro da Escola EB2,3/S, o alcatroamento da Rua Norton de Matos (Frade de Cima) e da Estrada de Vale Peixe (Frade de Baixo) ou a nova Praça do Município, entre outras variadas intervenções por administração directa.
Este PSF prevê um percurso de recuperação das finanças do Município de Alpiarça, de forma a garantir a sua sustentabilidade, ao longo dos próximos anos, que requer rigor e sentido de responsabilidade na gestão municipal.


7 comentários:

Jornal Alpiarcense disse...

Os comentaristas devem assinar os comentários referentes a esta notícia. Se pretenderem que os comentários apareçam como “anónimos” devem informar o gestor do jornal e perante o mesmo identificarem-se.
Caso não o queira fazer, os leitores também podem deixar os comentários na nossa página do Facebook, os quais serão depois aqui publicados.

Jornal Alpiarcense disse...

Diz o comentarista, e muito bem, que: “seria importante que o JA publicasse os gráficos censurados, que o TPA prometeu publicar na net”. Assim seja: o TPA que nos envie os ditos para a nossa caixa de correio (mas não como anónimo)

Anónimo disse...

Felicito este presidente pela prestação de contas que está a fazer e ao JA pela sua divulgação. Para quem não acompanha de perto estas coisas da gestão autárquica, é importante este serviço que está a fazer à população.
Quanto à evolução, parece-me clara pelos gráficos que está a ser gradual e positiva. Continue, Sr. Presidente, o bom trabalho e eu estou certo que nós continuaremos a depositar a nossa confiança em si e na sua equipa.
Também gostei muito de ver num vídeo da CMTV que, mais uma vez, "Alpiarça" esteve na televisão a divulgar os seus produtos. Haja quem mostre uma boa imagem da nossa terra. Já basta termos que "levar" a toda a hora com aqueles que só falam mal de tudo e que transmitem desta nossa terra a pior imagem. É só ordinarice!

V.R.V. disse...

Estes gráficos e estes números são, porque tem que ser, verdadeiros e obrigatoriamente tem que corresponder à verdade porque são eles - os gráficos e resultados - que vão para a Assembleia Municipal, para o Tribunal de Contas e para o IGAL e para a Banca pelo que: tem que estar suportados contabilisticamente em documentos registados e arquivados.
Todos os outros gráficos e respectivo resultados que agora surgiram, vindos da oposição, não podem merecer qualquer credibilidade porque à partida estão viciados já que tanto o TPA como o PS não tem acesso aos documentos que servem de suporte aos gráficos da Câmara, cujos números não podem estar errados, por causa da fiscalização a que estão sujeitos.
Daqui os gráficos do TPA não corresponderem à realidade e terem sido feitos por cálculo o que logo o torna incerto e sem credibilidade.
Todo o resto não passa de uma trapalhada como se fossemos todos uns ignorantes porquanto os gráficos do deputado do TPA não tem base sólida por falta de consistência contabilística para além de o TPA não ser capaz demonstrar e provar com documentos os números que apresente, por uma razão simples: porque não possuem e muito menos tem acesso à documentação.
Contra factos não há argumentos.
Ponto final nesta trapalhada cujo movimento para fazer e criar “desgraças” tem porras"

Anónimo disse...

"Brilhante" comentário o das 18:16.
Agora os mesmos números entregues ao vereador do TPA, aos deputados municipais do TPA, publicados no "site" do municipio afinal não são fiáveis...e são falsos.
Ou seja, conclui-se que os números fornecidos à oposição são falsos apenas porque daria jeito ao PCP que os mesmos não fossem divulgados e representados gráficamente por quem sabe.
É apenas mais uma "verdade CDU" das muitas que transmitem para a opinião pública pensando estar a falar com os seus apoiantes (nem todos) mais idosos.
Pena que contra "factos" os "argumentos" não tivessem sido utilizados na casa da democracia, a Assembleia Municipal e optassem por um acto de censura ao nível do Estado Novo.

Anónimo disse...

Senhor Centeio, se for permitida a opinião de quem anda por cá há tempo suficiente para não se deixar "levar" facilmente em cantigas de arroz pardo, aqui vai:
Para não embarcar em ondas que me podem surpreender uma vez que não tenho provas efectivamente seguras dos valores que me são apresentados quer por uns quer por outros, através dos gráficos, o que eu vou fazer é guardar os GRÁFICOS de uns e outros e, depois de produzida melhor prova, verificar quem fala baseado em factos concretos ou não e, tirar daí as pertinentes ilações. Agora dizer que as contas apresentadas por uma autarquia às entidades fiscalizadoras ou inspectivas não falham nem podem falhar. Que é tudo transparente e pardais ao ninho. Quanto a mim não deve ser encarado como "Escritura Sagrada" que também ela terá os seus pecadilhos. Quem por cá anda há algumas décadas, sabe que as coisas não podem nem devem ser vistas assim com esta ligeireza e, não é necessário dizer porquê. Vamos aguardar. Vamos dar tempo ao tempo e depois veremos como as coisas são na realidade. Só o tempo se encarregará de nos dizer a verdade objectiva, e não a verdade que os políticos querem fazer passar e que são do seu interesse. É exactamente por isso, independentemente da morosidade dos tribunais que todos conhecemos por outros motivos, que o juiz precisa de tempo, de reflexão e sobretudo de provas materiais para poder julgar em consciência. É lamentável esta falta de confiança que o cidadão comum sente pela classe política mas, é óbvio que essa responsabilidade deve ser assacada aos políticos e só a eles, que a toda a hora mentem descarada e enganadoramente aos cidadãos.

Anónimo disse...

Acaso alguém terá argumentação ou coragem política para contrariar o comentarista das 22:58?
Isto sim, são conselhos e pontos de vista que nos merecem todo o respeito.
Aventureiros e cabeças no ar já cá temos bastantes! Já chegam e sobram!