.

.

.

.

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Portugueses trabalham mais 486 horas por ano do que os alemães


Os portugueses trabalham em média mais 486 horas por ano do que os seus parceiros alemães, o que equivale a um acréscimo ligeiramente superior a 35%. Enquanto na Alemanha, que é o país da União Europeia (UE) onde se trabalha menos horas, a média é de 1371, em Portugal são efetuadas 1857, sendo o sexto país da UE onde se trabalha mais horas, depois de Hungria, Estónia, Polónia, Letónia e Grécia, que é onde se trabalha mais, num total de 2042 horas por ano.
Em contrapartida, é principalmente em países do Centro e do Norte da Europa que se verificam menos horas de trabalho. Depois da Alemanha, é na Holanda, Noruega, Dinamarca e França, todos abaixo das 1500 horas anuais, que se trabalha menos, segundo as Perspetivas do Emprego referentes a 2014 divulgadas na quinta-feira pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE). No conjunto dos países industrializados, o México lidera a classificação com 2228 horas anuais por trabalhador, seguido da Costa Rica, sendo a Grécia o quinto país da OCDE com mais horas trabalhadas.
É claro que a produtividade também é muito diferente. Enquanto na Alemanha era em 2013 de 126,6, segundo o Eurostat, em Portugal ficou-se pelos 65,3 e na Grécia em 74,8. A OCDE também adverte que a comparação entre os países tem em conta tanto o trabalho a tempo integral como o realizado a tempo parcial, o que influencia os resultados. Os países com elevados níveis de trabalho a tempo parcial registam logicamente menos horas anuais do que aqueles onde esse regime de trabalho ainda é pouco expressivo. É o caso de Portugal, onde o trabalho a tempo parcial apenas abrange 11% do total, enquanto na Alemanha o seu peso é de 22,3% e na Holanda é de 38,5%.

«DV»

Sem comentários: