.

.

.

.

terça-feira, 28 de julho de 2015

EVOLUÇÃO DA SITUAÇÃO FINANCEIRA DA COOPERATIVA AGROALPIARÇA CIPRL ENTRE 1988 E 2014

A AgroAlpiarça CIPRL é uma cooperativa agrícola participada a 99,8% pelo Município de Alpiarça. Surgiu em 1988 na sequência do processo de liquidação da Reforma Agrária, garantindo a exploração agrícola de diversos terrenos, a manutenção de postos de trabalho e a salvaguarda da produção local.


Constituindo-se como uma entidade com personalidade jurídica própria, com os seus órgãos sociais eleitos democraticamente, o facto da posição do Município ser determinante na definição da Direcção e na consequente orientação da cooperativa levou a que na última sessão extraordinária da Assembleia Municipal de Alpiarça, realizada no passado dia 15 de Julho, o executivo camarário apresentasse dados sobre a evolução da situação económico-financeira da AgroAlpiarça, desde a sua origem em 1988 até ao fecho das contas do último ano económico (2014

A actual situação da AgroAlpiarça CIPRL é de franca RECUPERAÇÃO, por acção dos órgãos sociais, a partir de 2009.

Desde 2009, a AgroAlpiarça CIPRL apresenta RESULTADOS LÍQUIDOS ACUMULADOS POSITIVOS (LUCROS) no valor de 140.539,00 euros.
Desde a sua entrada em funcionamento, em 1988, e o ano de 1997, a AgroAlpiarça CIPRL apresentou RESULTADOS LÍQUIDOS ACUMULADOS POSITIVOS (LUCROS) no valor de 71.770,00 euros, num período de arranque e da necessidade de grandes investimentos.

Entre os anos de 1998 e 2009, a AgroAlpiarça CIPRL apresentou RESULTADOS LÍQUIDOS ACUMULADOS NEGATIVOS (PREJUÍZOS) no valor de -646.333,00 euros, registando ainda neste período a VENDA DE TODAS AS PROPRIEDADES que entretanto tinha vindo a adquirir.
A actividade agrícola está dependente de inúmeros factores, dificilmente controláveis, bem como ainda de medidas objectivas de destruição da agricultura portuguesa tomadas pelos últimos Governos, obedecendo cegamente aos interesses das grandes potências da UE. A própria lei tem vindo a colocar enormes limitações ao sector empresarial local (em que se insere a AgroAlpiarça CIPRL).
No entanto, apesar desta difícil realidade, a estratégia municipal – vertida na orientação dos órgãos sociais da cooperativa – é a de continuar o processo de recuperação económico-financeira da AgroAlpiarça CIPRL, ao serviço da produção e do desenvolvimento económico local, da região e do País.

2 comentários:

jornal Alpiarcense disse...

Os comentaristas devem assinar os comentários referentes a esta notícia. Se pretenderem que os comentários apareçam como “anónimos” devem informar o gestor do jornal e perante o mesmo identificarem-se.
Caso não o queira fazer, os leitores também podem deixar os comentários na nossa página do Facebook, os quais serão depois aqui publicados.

Jornal Alpiarcense disse...

O comentarista que quer saber o "outro lado da verdade" deve assinar o texto por baixo