.

.

.

.

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Bruxelas quer toda a União Europeia a financiar a Grécia

O Reino Unido opõe-se a esta medida, indicando que devem ser apenas os países que aderiram à moeda única a financiar a Grécia.
Bruxelas quer todos os Estados-membros da União Europeia que não pertencem à Zona Euro a contribuir para o financiamento que Atenas precisa antes de negociar o terceiro resgate.
Contudo, o Reino Unido está contra, segundo o Financial Times.
A Comissão Europeia terá proposto o ‘financiamento-ponte’ à Grécia através do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira (EFSM) para o qual contribuem os 28 Estados-membros, e não apenas os 19 que aderiram à moeda única.
Em conferência de imprensa, Valdis Dombrovskis disse que o executivo comunitário está consciente das reservas levantadas por vários países de fora da Zona Euro face a esta solução, mas indicou que, entre "as poucas opções disponíveis", o recurso ao Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira é "a mais realista".
"Como sabem, a economia grega está de novo em recessão, o sistema bancário está à beira do colapso e o Estado grego tem pagamentos em atraso", devendo nos próximos dias efetuar novos pagamentos, o próximo dos quais 3,5 mil milhões de euros ao Banco Central Europeu (BCE), a 20 de julho, sublinhou o vice-presidente da Comissão Europeia.
«E»

Sem comentários: