.

.

.

.

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Os cofres da autarquia ficaram mais pobres


Foi levada a efeito no dia 15/07/2015 pelas 21.00h, no auditório dos Paços do Concelho, uma Assembleia Municipal Extraordinária a pedido do presidente da Câmara Municipal de Alpiarça. De referir que a maioria das câmaras municipais do país, com maior disponibilidade financeira, não intervencionadas, tem dispensado as Assembleias Municipais Extraordinárias para discutir os pontos aqui trazidos, comuns a todas as câmaras (sendo certo que não têm cooperativas na agenda para discussão de ativos e passivos e aqui terá de haver uma ressalva).
A verdade é que com um maior ou menor número de "irresponsáveis" intervenientes no debate político (como diz o presidente da câmara) os cofres da autarquia ficaram mais pobres. Os contribuintes terão de fazer mais um esforço "Extraordinário" para pagar aos eleitos presentes nesta Assembleia "Extraordinária".
Estamos a falar de 21 (?) Eleitos X Respetivas senhas de presença + funcionários de apoio. Uma verba que ajudaria, certamente, a tapar alguns daqueles "buracos" que existem num município cuja câmara tem sérios problemas de tesouraria.
Mas, como diz o outro: “O povo é sereno”! E, como tal, haja saúde e coza o forno!



3 comentários:

Anónimo disse...

Ó senhor autor do Post, não se preocupe que a engenharia financeira da câmara conduzida pelo professor de história Mário Pereira, vai cortar no porco no espeto tradicionalmente oferecido a alguns gulosos no decorrer da Alpiagra, nas sardinhadas e churrascos que têm acontecido pela freguesia e, vai ver que o dinheiro agora gasto na Assembleia Municipal Extraordinária com os eleitos, como diz, nem se vai notar no orçamento do município. O pessoal tem de fazer dieta e olhar pela saúde e, a alguns eleitos, este dinheirito, devido à crise, vem mesmo a calhar! Já pensou nisso?
Não podemos ver as coisas apenas numa perspectiva única, não é?
Quanto ao facto de não serem as Assembleias Municipais Extraordinárias a melhor forma de poupar, para um município endividado até às orelhas, concordo consigo. Também não teria sido a melhor forma de apresentar o "equilíbrio financeiro do município" numa máquina projectora meio "chalada" em contraste com os gráficos mostrados pelos especialistas em matéria de números e estatística do TPA. A gente baralha-se de tal maneira que fica sem saber quem está a falar verdade. Depois, para maior azar o Presidente da mesa da assembleia mandar desligar a máquina chalada quando o deputado do TPA e ex-presidente da Assembleia, apresentava outra versão dos factos, ou seja dos gráficos. Nesta altura o deputado tem o portátil, tem o rato mas, falta-lhe a tela para que a assistência acompanhe o seu raciocínio. Enfim, contingências de tempos, de termos regimentais e mais não sei o quê! Concordo que esta seca seja frustrante e desanima qualquer munícipe ou freguês que tenha resolvido assistir ao acto. Mas olhe, a gente sabe que eles todos atados uns aos outros por um cordel, pouco valem mas, isto está feito assim e...temos de os “gramar”… o que é que havemos de fazer? Pouco ou nada, não acha?

Então tenha calma e faça uma caminhada à tardinha pela fresca...que faz bem à saúde.

PS: Não é obrigado a seguir junto à barragem. Fazê-lo é opção de cada um.

Anónimo disse...

É DE FAZER CHORAR AS PEDRAS DA CALÇADA!

Ficam preocupados com as senhas de presença que se pagam aos membros da Assembleia Municipal Extraordinária, que serão 18 e não 21, porque o Presidente de câmara e Vereadores a tempo inteiro não ganham senhas.

Não é que nos devíamos preocupar com militares e aposentados e na reserva deste país deste os quarenta e tal anos de idade com reformas douradas de 3.000 ou 4.000 euros e com os mais de cem Almirantes e Generais, num país onde menos de metade já eram demais.

Já pensaram porventura que um mês do ordenado de um militar, que já não mexe uma palha há anos e anos quando os outros têm de trabalhar até aos 67 anos, dá para pagar e se calhar ainda sobra, as senhas de presença de todos os deputados e do vereador Cunha e Gaspar?

Era bom que divulgassem quanto é que o Estado português gasta com todos esses elementos da forças armadas "reformados" antes da generalidade dos seus colegas empregados do estado e da generalidade dos reformados portugueses

Anónimo disse...

"Ficam preocupados com as senhas de presença que se pagam aos membros da Assembleia Municipal Extraordinária, que serão 18 e não 21, porque o Presidente de câmara e Vereadores a tempo inteiro não ganham senhas."
Pois não. Mas ganham chorudos ordenados e outras mordomias que pesam centenas de vezes mais aos bolsos dos contribuintes!...