.

.

.

.

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Farmácias criam fundo para ajudar carenciados a comprar medicamentos


O fundo criado pela Associação Nacional de Farmácias pretende angariar contribuições junto de empresas e cidadãos.
 Os cidadãos mais carenciados vão passar a beneficiar de um apoio social no pagamento de medicamentos. Segundo noticia hoje o jornal Público, a Associação Nacional de Farmácias (ANF) criou um fundo que será alimentado por empresas e cidadãos, cujo objectivo é ajudar a financiar as pessoas que não consigam comprar a totalidade dos medicamentos receitados. 
 Quando o sistema começar a funcionar, o que está previsto acontecer até ao final do ano, bastará que os beneficiários apresentem o cartão de cidadão na farmácia para terem acesso a essa ajuda monetária, sem terem assim de ser identificados, segundo confirmou o Público junto da ANF. 
 "É um projecto de responsabilidade social, não um sistema de comparticipação nacional, mas sim de acesso para pessoas muito desfavorecidas", explicou Nuno Flora, secretário-geral da ANF. 
 O responsável das farmácias explicou que os cidadãos podem ajudar com donativos ou através do "sistema de arredonda", ou seja, arredondando o valor da factura a pagar na farmácia. Podem ainda ser criadas campanhas nas farmácias do tipo "Ofereça um medicamento ao João". 
 Caberá ao Ministério da Segurança Social, às instituições particulares de solidariedade social e às próprias farmácias a definição do grupo de utentes que poderão beneficiar desse fundo. 

 «DE»  

Sem comentários: