.

.

.

.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

1962: AS GRANDES LUTAS

Em Maio de 2012 comemora-se também o cinquentenário das gloriosas lutas de 1962. Em Maio desse ano, nos campos do Ribatejo e Alentejo, conquistaram-se as oito horas de trabalho e derrotou-se o regime do trabalho de sol a sol.
Este extraordinário movimento de luta mobilizou cerca de 200 mil pessoas, com um importante papel da organização do PCP e de muitos antifascistas. Maio de 1962 foi o ano em que se rompeu o medo e em que a esperança deu lugar à conquista. Lutando contra a fome, o desemprego, a completa ausência de apoios sociais, salários miseráveis, repressão e prisões, torturas e espancamentos, os trabalhadores assumiram a coragem e conseguiram a vitória. 1962 foi um ano de viragem na luta contra o fascismo.
Quando a ditadura da troika impõe enormes reduções salariais, horas não pagas, corte nos subsídios, facilitação dos despedimentos, destruição dos serviços públicos, empobrecimento generalizado, ataques à democracia e ao 25 de Abril importa fazer viva a memória da coragem e da esperança.
O medo alastrou-se e o desemprego cresce galopante - mas é preciso não baixar os braços. A submissão escrava que antes era imposta pelos latifundiários e pelo regime fascista, tenta agora impor o governo da troika. De PEC em PEC, de medida em medida, estão a impor-nos um retrocesso social e anti-democrático de 50 anos.
O Bloco não baixa os braços. Também por essa razão, o BE realizará uma sessão evocativa das grandes lutas de 1962 no próximo dia 25 de Maio, pelas 21h, em Alpiarça, na Sociedade Filarmónica Alpiarcense 1º de Dezembro, com a presença dos historiadores Fernando Rosas e Lia Ribeiro.

Convidamos todas e todos os democratas a estarem presentes.

A Comissão Distrital do Bloco de Esquerda
Maio de 2012

3 comentários:

Anónimo disse...

É desta que o BE apresenta uma lista à câmara de Alpiarça? Ou muito me engano ou esta iniciativa é apenas a ponta do iceberg.
A esta hora já deve haver uma reunião na Bernardo Lima para analisarem as medidas a tomar se o BE se candidatar às autárquicas.

Anónimo disse...

Há pessoas que vêem segundas intenções em tudo. Acho que é uma óptima iniciativa! Comemorar as grandes lutas é da maior importância no momento que vivêmos. O convite dirige-se a "todos os democratas" e não esquece a importância do PCP nestas lutas. Não metam coisas onde não há, a iniciativa é de saudar e participar. Não metam veneno.

Anónimo disse...

Antigamente era..."Uuuuhhh...MEDO...os COMUNISTAS vêm aí..."...atualmente é: "Uuuuuhhhh...MEDO...vêm aí os Bloquistas!!!". Senhor anónimo tão preocupado com as reuniões do "Berloque"...porque não experimenta ir a uma dessas reuniões??!?!?! Eu prometo que lhe guardo um lugar!!!Ahahahahahaha...