.

.

.

.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

POLITICA: Os Gregos e Lagarde, Os Portugueses e a Troika, Os Angolanos e José Eduardo dos Santos….Enfim o Mau Perder do Poder!



·Detesto os púdicos, os falsos “sérios”, os falsos “crentes”!
 Como Cidadão simples e banal, já tive que me atrasar no pagamento dos impostos e já tive de os pagar com multa, como Cidadão simples e banal, esforço-me seriamente por não mentir, e tenho conseguido manter uma muito aceitável performance nesta matéria, mas já errei, claro que sim, como Cidadão simples e banal, já tive de dizer que a minha Crença em Deus me leva a dizer que para com Ele não necessito de intermediários, mas infelizmente já os utilizei claro!
 Enfim, como disse esse revolucionário avant la lettre, Jesus Cristo, quando o quiseram entalar junto do Poder , “A César o que é de César e a Deus o que é de Deus”, pelo que há que pensar que sim que temos de pagar as nossas dividas, que sim, que temos de pagar os nossos Impostos, mas que Não, que por elas e eles Não temos de nos chicotear em tom de castigo divino!
 Há quem o faça, há quem se chicoteie, há quem use cilícios, e perante esses eu, mesmo não gostando,  só digo seguindo um versículo da Bíblia, “Tudo te é Permitido Nem Tudo te é Aconselhável!”, mas o que te é aconselhável não é obrigatório que o seja para o Outro!
 Eis porque as conversas de generalização, à Lagarde,  tendem a dar mau resultado…
 A senhora Lagarde achou por bem dar “uma palmadinha no rabinho” dos gregos porque estes, segundo ela, que era o que ela queria dizer na verdade,  deveriam apoiar os partidos pró pagamento da divida, e não o Syryza, dizendo que os gregos não pagavam Impostos e por isso mereciam ser penalizados.
 Eu, pessoalmente, também preferia que os gregos voltassem a votar massivamente no PASOK, (nunca na Nova Democracia, o partido que empurrou a Grécia para este caos e que se tem mostrado tão ou mais sectário que o Syryza), eu nunca faria a idiotice de apoiar um abaixo assinado de apoio ao Syryza, mas tal é somente a minha opinião, tanto tal é a minha opinião quanto é achar que cabe aos Gregos decidir a via que entenderem adequado para o seu país, pelo que se a maioria dos gregos votar no Syryza direi somente, escolheram como é do vosso direito.
 Lagarde, a troika para os gregos, e a Comissão Europeia, andaram a fazer campanha contra o PASOK, na altura não se preocuparam com o Syryza, e a factura está à vista – o Syryza pôs o PASOK sem capacidade de intervenção por ter ficado em terceiro lugar!
 E o Syryza ganhou ao mesmo tempo que a Nova Democracia não ganhou!
 A senhora Lagarde terá ficado despeitada, e, por isso, reagiu com o poder que pensa que tem, atacando “os gregos” por não pagarem Impostos!
 Deveria então ter falado “dos americanos” que não pagam impostos, “dos alemães” que não pagam impostos, “dos franceses” que não pagam impostos, das ditaduras africanas que não pagam nada ponto final, deixando os seus Cidadãos, que dizem representar, a morrer à fome, etc.!
 E então teria razão – quem não paga impostos merece castigo, e Lagarde deveria ter assumido que os paraísos fiscais, onde assentam todas as grandes fortunas que não pagam impostos, deveriam ser proibidos e fortemente penalizados pela ONU, pelo FMI, e que o Combate ao Branqueamento de Capitais, que felizmente se tem vindo a reforçar, se deveria concentrar também nas fugas aos Impostos das Grandes Fortunas!
 Já referi variadas vezes que parte importante das fortunas portuguesas dos 3 grandes, representados na FORBES, entre os 800 mais ricos do Mundo, resultam precisamente da fuga aos impostos, por via de truques contabilísticos inaceitáveis!
 Os Gregos zangaram-se com a senhora Lagarde?
 E fizeram bem, pois os que fogem aos Impostos na Grécia, por muitos que sejam, são uma nuvem perante os muitos que os pagam e merecem outro respeito!
 Em Portugal a situação é diversa, sendo idêntica.
 Em Portugal os capatazes da senhora Lagarde insultaram os Portugueses e os aqui Residentes com um argumento na minha opinião bem mais insultuoso – para superarem a Crise os Portugueses e os aqui Residentes merecem  vejam os seus salários reduzidos, (alem de tal suceder já por via do aumento dos Impostos), para que hajam Investimentos estrangeiros  em Portugal, e assim se recupere a economia, em queda porque o Desemprego, e o aumento dos Impostos, está a reduzir drasticamente o Mercado Interno Português e, por isso, o numero de empresas em Portugal!
 Mário Soares foi bem agressivo perante este comportamento dos da troika em Portugal e muito bem!
 Infelizmente poucos foram os que o acompanharam.
 Já em Angola, os capatazes da senhora Lagarde parabenizaram um governo que nem se interessa que os seus Cidadãos paguem Impostos, porque tal obrigaria o regime a reconhecer que, vivendo como vive da fatura petrolífera, à custa da mesma está a enriquecer brutalmente uns tantos, para que a imensa maioria dos Angolanos vivam com uma colher de funge, mesmo não pagando Impostos.
 Ao que  parece, tal inexistência de pagamento de Impostos pouco importou aos capatazes da senhora Lagarde que visitaram e auditaram o Estado Angolano, que, diga-se de passagem e em abono,  tem vindo a cumprir cada vez mais as regras internacionais, por exemplo no negócio petrolífero, mas ultimamente tem vindo, também, a cumprir cada vez menos a implementação dos Direitos Humanos, agora até  “contratando” brutamontes que espancam pacíficos manifestantes contra o regime de Angola, mesmo quando eles já se encontram em sua casa!
 O Poder, quando tem dois pesos duas medidas para a mesma situação perde a Face, e é o que está a acontecer na Grécia, dados os maus exemplos que esse Poder dá em Angola, na República Popular da China, na Malásia, etc.!
 E este Mau Perder do Poder nada de positivo transmite aos simples Cidadãos que cumprem, diga-se!
Por: Joffre Justino

Sem comentários: