.

.

.

.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Desapareceu a Honra, a Palavra, a Dignidade, a Identidade, a Justiça, o Patriotismo, o Orgulho etc. etc.

 Ena pá, até parece que ainda há reaccionários!... como dizia o meu avô Joaquim.
Se calhar este comentarista do lápis azul até tem alguma razão quando diz que um dia não vamos poder escrever com esta liberdade. Também acho que esse dia já esteve mais longínquo.
Há uns tempos achei piada quando alguém escrevia aqui no Jornal Alpiarcense que a polícia política do passado (PIDE e DGS) para além dos métodos sanguinários e repressivos que usavam e que são a todos os níveis condenáveis, era um grupo de amadores comparado com as nossas secretas e outros agentes públicos e privados do actual estado português.
O cidadão nunca teve tanta razão para se sentir ameaçado e devassado na sua privacidade como hoje.
Silva Carvalho, Director dos
Serviços Secretos
Eles sabem tudo mas tudo da vida privada de cada um de nós. A pretexto de combater a fuga, a evasão fiscal e quejandos faz-se tudo e mais alguma coisa. Com o apoio da própria Assembleia da República conseguem ter permissão para fazer o que lhes der na real gana. Dantes certas coisas eram consideradas "devassa da vida privada". Hoje é considerado combate à fraude e evasão fiscal. Um neologismo que dá para esconder o tal controlo total do cidadão.
Eles sabem o que tem e não tem cada português. O que come, o que bebe, os seus hábitos, se lava os dentes, se toma banho, se faz sexo, se atraiçoa a cara-metade, quanto ganha e quanto gasta, os valores mobiliários e imobiliários que possui, se viaja ou vai de férias, se trabalha ou faz que trabalha, se escreve muito ou pouco, se tem computador, se tem piolhos lêndeas ou outros parasitas, se concorda ou não com o sistema, se é adepto de um grupo nortenho ou torce pelos "mouros". Enfim eles têm-nos a todos debaixo de olho.
A partir de agora não haverá mais, direito à privacidade. A privacidade passará a ser uma palavra arcaica com tendência a desaparecer. Como desapareceu a Honra, a Palavra, a Dignidade, a Identidade, a Justiça, o Patriotismo, o Orgulho etc. etc.
Estamos a ser constantemente espiados e controlados, sem necessidade de recurso à pulseira electrónica, mesmo dentro das quatro paredes de nossa casa com portas e janelas fechadas a trancas.
Nós que fomos dos primeiros povos a abolir a escravatura, seremos os novos escravos do século XXI ao serviço do estado e dos corruptos que do estado se servem.
Já pensou nisso?
Por: Almeirante
Noticia relacionada
  "Aproxima-se o dia do "Lápis Azul"":

5 comentários:

Anónimo disse...

Aplaudo o seu artigo! Juntaria a essa devassa da vida privada dos cidadãos, o "CENSUS", que à partida são dados estatísticos importantes, mas que na prática ninguém sabe quem, ou como, os pode aceder individualmente.
Com esta seita que se apropriou do aparelho de estado, já nem são precisos bufos para espiolharem o tipo de vida que cada um faz.
Agora somos coercivamente obrigados a confessar o tipo de vida que levamos.
Ou seja; 10 milhões de portugueses passaram a ter uma ficha individual no Estado.
Se a isto juntarmos a sedução que é feita para aderir ao Facebook, com contínuas referências nos orgãos de informação e inclusive com comunicados oficiais feitos pela Presidência da República, fica feita a ficha completa.
Património, modo de vida, e forma de pensamento.

Anónimo disse...

Também me parece um assunto sério este do control sobre toda a vida, até privada, do cidadão.Curiosamente pouca gente fala nisso.
Um dia quando tivermos verdadeira consciência do que nos está a acontecer e quisermos travar o abuso, já será tarde.As bases de dados já estarão fora do nosso alcance e disseminadas por toda a cyber-galáxia.A partir daqui qualquer máquina nos poderá controlar.A realidade pode mesmo ultrapassar a ficção neste aspecto, não tenhamos dúvidas.

Anónimo disse...

O poder da palavra no JA poderia ser tão grande e tão mais imponente, nao fosse carregar o blogue com todo o tipo de noticias que tiram visibilidade às mais importantes e qie interessam principalmente aos alpiarcenses.
Eu só aqui venho uma vez por semana-ao fim de semana. e vejo-me grega para encontrar as noticias que me chegaram aos ouvidos por vizinhos ou amigos porque depois dessa noticia há mais uma centena, sendo muitas delas, desinteressantes por completo porque eu posso ir ler essas noticias a outrops blogues ou jornais nacionais ou mesmo nas TV.
O Sr. Administrador faça como entender, mas olhe que a quantidade foi sempre inimiga da qualidade.

JA disse...

Agradecemos à comentadora das 13,49 e tomámos em atenção o que disse.
No entanto....não podemos deixar de dizer:
É complicado agradar a "gregos e a troianos". Uns queixam-se por falta de noticias e de artigos de opinião, outros por excesso.
Vamos lá compreender....
De qualquer forma os nossos agradecimentos e o interesse demonstrado pelo JA
O Administrador

Anónimo disse...

A comentadora das 13.49 poderá (ter em parte) alguma razão, em minha opinião. O grande problema para esta leitora parece ser o facto de só uma vez por semana poder ler o Jornal Alpiarcense. Como o JA está diariamente a ser actualizado, é difícil manter as notícias locais, por mais importantes que sejam, em primeira página, como compreenderá. A menos que se faça do JA apenas um semanário a contar com os leitores de fim-de-semana - passe a ironia.
Por outro lado, num jornal de caracter regionalista, é de louvar a coragem na abordagem de temas que não são muito visíveis noutros órgãos de informação. Se me perguntarem porquê, eu não saberei responder.
Fica a minha modesta opinião enquanto leitor.

Leitor atento