.

.

.

.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

JOVENS ESTUDANTES CRIAM BANDEIRA DAS ESCOLAS AMIGAS DA ÁGUA


Oito projetos estão apurados para a final do concurso “Bandeira Escolas Amigas da Água”  que a QUERCUS está a promover em parceria com as empresa ÁGUAS DO RIBATEJO, ÁGUAS DE COIMBRA e ÁGUAS DO ALGARVE. Em breve, o júri irá escolher a bandeira mais original e com maior criatividade que será içada na escola vencedora com a colocação de réplicas em todas as escolas participantes.
Imaginação, criatividade e sensibilidade estão espelhadas nos vários projetos apresentados no concurso “Bandeira Escolas Amigas da Água”  que a QUERCUS está a promover em parceria com as empresa ÁGUAS DO RIBATEJO, ÁGUAS DE COIMBRA e ÁGUAS DO ALGARVE.
O júri constituído por representantes das quatro entidades têm agora a difícil missão de escolher a bandeira vencedora que irá perpetuar a iniciativa na escola que integra o aluno ou grupo de alunos distinguidos.
Todas as escolas que apresentaram propostas irã receber uma réplica da bandeira vencedora como reconhecimento pela participação.
O concurso desafiou os alunos e professores de 18 escolas, do 1º ao 12º ano, das três regiões: Ribatejo, Coimbra e Algarve a elaborarem uma maqueta para a criação de uma bandeira alusiva à iniciativa. Haverá prémios para os eleitos  e para todos os participantes.
Em simultâneo as escolas promoveram a sensibilização para o uso eficiente da água com a colaboração de técnicos da QUERCUS e das empresas participantes.

Na região de intervenção da ÁGUAS DO RIBATEJO foi feita uma medição dos caudais das torneiras de seis escolas onde está a ser feita a monitorização dos consumos ao mesmo tempo que se colocam redutores de caudal e se eliminam fugas na rede interna dos edifícios escolares. O objetivo é reduzir os consumos ao estritamente necessário e evitar as perdas de água que em alguns casos são na ordem dos 40 por cento.
A ÁGUAS DO RIBATEJO está a envolver escolas dos sete municípios que integram a empresa: Almeirim, Alpiarça, Benavente. Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas nas campanhas de sensibilização, promovidas pela QUERCUS e pela DECO.
As iniciativas já atingiram mais de 10 mil consumidores, com particular destaque para a participação de crianças e jovens alunos.
Diariamente, as rádios locais da região emitem a rubrica “Uma Gota Pelo Planeta” da autoria da QUERCUS. Num minuto é feita a sensibilização para o bom uso da água e para os cuidados a ter com as redes de águas residuais.
A sensibilização é feita também nas feiras e eventos onde a ÁGUAS DO RIBATEJO marca presença, com destaque para a FEIRA INTERNACIONAL DA CORTIÇA (FICOR) de 24 a 27 de Maio em Coruche e para a FEIRA NACIONAL DA AGRICULTURA/FEIRA DO RIBATEJO de 2 a 10 de Junho em Santarém.

Sem comentários: