VENDAS CRESCERAM 27% EM VOLUME
E 21% EM VALOR, PARA UM TOTAL DE €3,5M
A
região vitivinícola do Tejo foi, entre as demais regiões de vinhos
nacionais, a que registou melhor desempenho ao nível das vendas de vinho
certificado em território nacional no 1º trimestre de 2012, tendo
crescido 27% em volume e 21% em valor, face ao período homólogo do ano
anterior.
Da
análise destes dados, avançados pelo Ministério da Agricultura, do Mar e
Ordenamento do Território, que se baseou em números divulgados pela
consultora Nielsen, concluí-se ainda que os vinhos do Tejo atingiram um
novo máximo no que respeita à sua quota de mercado em Portugal, que se
fixa agora nos 5,3%, equivalentes a um total de €3,5M no trimestre.
Para
o presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo), José
Pinto Gaspar, as razões do sucesso no desempenho recente alcançado
pelos vinhos da região assentam, sobretudo, na competitividade e
qualidade da marca ‘Vinhos do Tejo’ e na divulgação desses mesmos
factores junto do consumidor nacional.
“São
cada vez mais os portugueses que já conhecem a real qualidade e
competitividade dos vinhos do Tejo e o atingir desse patamar deve-se
também ao esforço que, em sintonia com os produtores da região, temos
realizado no que respeita ao desenvolvimento constante de estratégias de
marketing e promoção dos nossos produtos junto do consumidor”
Refira-se
que, ainda segundo os dados apurados pela Nielsen, o desempenho dos
vinhos do Tejo contrasta com o quadro negativo com que o sector se está,
actualmente, a debater.
Com
efeito, registou-se uma variação negativa observada no mercado global
dos vinhos certificados com DO (Denominação de Origem) e IG
(Identificação Geográfica) que, no 1º trimestre deste ano, decresceu
3,5% em quantidade e 5,5% em valor, comparativamente ao mesmo período de
2011.
Os números divulgados pela Nielsen referem-se às vendas de vinho em Portugal nos canais off-trade (hipers, supers e lojas tradicionais) e on-trade (restaurantes, snacks e cafés).
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