.

.

.

.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Aumento exponencial da taxa de desemprego jovem no distrito de Santarém Jovens sem qualquer esperança num futuro condigno




Desemprego jovem no distrito alarma JS

  • ·         Grande aumento da taxa de desemprego jovem no distrito de Santarém
  • ·         Caminho de austeridade seguido pelo governo PSD-CDS ataca o futuro dos jovens
  • ·         Cortes na formação agravam as precárias condições de vida dos mais jovens
  • ·         Necessidade de se seguir um novo caminho


A Federação Distrital da Juventude Socialista de Santarém expressa o seu violento repúdio face às políticas neoliberais seguidas por este governo, que tornam cada vez mais negro o futuro dos jovens do país, mas em especial o futuro da juventude ribatejana.

Reunida em Comissão Política Distrital, a estrutura deliberou a tomada de uma posição forte de crítica às opções governativas atuais, que têm contribuído para o defraudar das gerações mais jovens. Hugo Costa, Presidente da JS Ribatejo, afirma: “diariamente assistimos a um verdadeiro ataque aos nossos jovens. Como é possível um Primeiro-Ministro preferir que os seus cidadãos emigrem ao invés de dotar o seu país de condições para os acolher enquanto geradores de um futuro melhor?”. O exponencial aumento da taxa de desemprego jovem no distrito, aliado ao crescente números de trabalhadores, qualificados e não qualificados, que abandonam a região todos os dias, são o resultado do caminho de austeridade traçado pelo governo que asfixia o futuro dos mais jovens. 

“As opções políticas tomadas pela nossa direita apenas nos têm conduzido para uma situação: mais e mais desemprego! A JS Ribatejo está ao lado dos jovens. Eles sabem que combateremos estas políticas sem quaisquer rodeios”, realça o líder da jota distrital, acrescentando: “o futuro não se faz de cortes cegos! A construção do futuro assenta em pilares essenciais como o investimento em formação, numa maior dignidade laboral e na clara aposta nos nossos recursos humanos”.

Juventude Socialista mostra, igualmente, o seu descontentamento face ao inexplicável e indesejável desinvestimento na formação profissional e geracional. “Acabar com os Centros de Novas Oportunidades é uma clara mensagem aos portugueses e aos ribatejanos: este governo pretende que apenas uma minoria tenha direito à educação contínua. Para a direita, só alguns mais abastados podem ter a sorte de estudar!”, defende o líder distrital da JS. 

Por tudo isto, torna-se fundamental seguir um novo caminho. “Os nossos jovens merecem um governo que lhes diga: ‘vocês são fundamentais’, e não um governo que os mande emigrar e que refira que o desemprego é uma oportunidade!”, afirma Hugo Costa. A JS Ribatejo manifesta, assim, o seu total apoio aos jovens do distrito, prometendo uma luta intensa contra aqueles que quotidianamente hipotecam o futuro do país e do distrito de Santarém.

Sem comentários: