.

.

.

.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Casa dos Patudos e Câmara Municipal recebem Menção Honrosa dos Prémios SOS Azulejo 2011

A Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça foi agraciada com uma Menção Honrosa na área de Intervenção e Restauro, no âmbito do “Projecto SOS Azulejo”.
O trabalho apresentado intitulado Estudo e Intervenção/recolocação de painel de azulejos intitulado Cenas Agrícolas da Quinta dos Patudos conforme plano e edifícios originais, viu o reconhecimento da Comunidade Científica do esforço da equipa da Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça e da Câmara Municipal de Alpiarça na preservação e no estudo do acervo do museu.
O trabalho apresentado tem por base o painel pintado por José António Jorge Pinto, na Fábrica Constância, entre 1905 e 1906. O figurino do painel é baseado em fotografias dos trabalhos agrícolas da Quinta, tiradas por José Relvas nos finais do Século XIX, representando temáticas variadas, desde a representação do seu feitor (Filipe Ribeiro) e dos trabalhadores na colheita dos cereais, ao transporte de vinhos via fluvial, e do gado – suíno e bovino.
Este painel fora retirado da parede aquando da conversão da casa em museu (15 de maio de 1960) para facilitar o percurso museográfico. Recentemente, após obras de requalificação, foi considerado pertinente voltar a colocar o painel no seu local original, procurando uma alternativa ao percurso até então estabelecido e, ao mesmo tempo, repor os circuitos tradicionais da Casa dos Patudos.
Os Prémios SOS Azulejo, que foram instituídos para distinguir as instituições e individualidades que se distinguirem na salvaguarda do património azulejar em risco, tiveram nesta edição como momento mais alto da cerimónia a entrega do Prémio extra concurso ‘Obra de Vida' à artista plástica Maria Keil (hoje com 97 de idade) e a homenagem que lhe foi prestada através de um filme sobre a sua obra.



«CMA»

Sem comentários: