Uma Longa Viagem com Manuel Alegre, do escritor João Céu e Silva, é uma obra fundamental para compreender o poeta e prosador que, ao longo de toda a vida, fez da contestação o seu próprio programa político-literário. Uma obra que nos deixa entender quem é o candidato à Presidência da República que, aos 74 anos, assume uma disputa eleitoral à margem da organização política tradicional; que explica porque se sente mais próximo dos movimentos cívicos e menos dos partidos; as dúvidas que teve aquando da filiação no PS em 1974; a conversa onde colocou a Mário Soares as condições para se tornar militante socialista; e a sua célebre intervenção que mudou a história do PS e do seu secretário-geral.
Mas também a obra de um poeta cujos poemas ficaram na memória dos portugueses de várias gerações, e de um romancista que passou para as suas histórias as memórias de uma vida intensamente vivida, aparece analisada nesta conversa sem bloqueios de qualquer espécie.
Depois das «longas viagens» com José Saramago e António Lobo Antunes, João Céu e Silva dá-nos agora um livro com declarações tão reveladoras como as que tornaram polémicos os seus dois trabalhos anteriores e que nos permite conhecer a vida e a obra daquele que poderá ser o próximo Presidente da República.
Para além do novo livro “Uma Longa Viagem com Manuel Alegre” João Céu e Silva já publicou s seguintes obras:
Caravela Tropical Crónicas da Boa Esperança (2001)28 Dias em Agosto (2003)
Uma Longa Viagem com Álvaro Cunhal (2005)
Álvaro Cunhal e as Mulheres que Tomaram Partido (2006)
Uma longa viagem com Miguel Torga (2008)
Uma longa viagem com José Saramago (2009)
Uma longa viagem com António Lobo Antunes (2009)
João Céu e Silva nasceu em Alpiarça, em 1959, licenciou-se em História durante os anos em que viveu no Rio de Janeiro e é, desde 1989, jornalista do Diário de Notícias