.

.

.

.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Volta a haver exame de Filosofia no secundário


Por: Ramiro Marques

O Ministério da Educação garantiu à Sociedade Portuguesa de Filosofia o regresso do exame de Filosofia no secundário. O fim dessa prova, em 2007, provocou, como seria de esperar, uma desvalorização da disciplina e uma grande desmotivação dos alunos. Por seu lado, a Filosofia deixou de ser pedida pelas Universidades como disciplina de ingresso.

Não se sabe ao certo se o Programa de Filosofia vai ser alterado. Devia sê-lo. Mas receio que essa alteração acentue o enfoque em temas actuais anulando ainda mais o pouco que ele tem de História da Filosofia.

A disciplina de Filosofia só teria a ganhar com o regresso aos programas existentes na década de 70, fortemente ancorados na História da Filosofia, no estudo dos grande filósofos e das grandes teorias, sempre numa perspectiva diacrónica.

Dessa forma, a disciplina ganharia força como espaço de inquérito, pensamento racional e cultural geral. O conhecimento do pensamento filosófico através dos tempos é essencial na prossecução dos estudos e na compreensão das questões contemporâneas.