.

.

.

.

sábado, 20 de novembro de 2010

Os desafios alimentares do planeta


De: Capoulas Santos
O convite do Instituto de Estudos e Investigação Económica de Bolonha, NOMISMA, ao Deputado Europeu Capoulas Santos foi um dos oradores convidados na Mesa Redonda sobre “Agricultura e sustentabilidade: pessoas, ambiente, economia e o desafio de alimentar o planeta”, que reuniu em Roma vários especialistas internacionais. Participaram no painel Monsenhor Sanchez Artondo, Chanceler da Academia Pontifícia de Ciências, o Embaixador, Pirzio-Biroli, ex-chefe de Gabinete de Franz Fishler, Paolo de Castro, Ex-Ministro da Agricultura de Itália e actual Presidente da Comissão de Agricultura do P.E., Paolo Bruni, Presidente do COGECA, Hussein Hassan, Ministro da Agricultura do Líbano e Kostas Stamoulis, Presidente do Centro de Altos Estudos Agrícolas Mediterrânicos.

Estiveram em discussão os cenários para a sustentabilidade mundial tendo em conta as mais recentes previsões, segundo as quais, até 2050, será necessário fazer crescer as produções animal e vegetal em cerca de 70%, assim como os contornos previsíveis das futuras politicas publicas para a sustentabilidade na Europa e no mundo.

O Deputado português, Relator do Parlamento Europeu da última reforma intercalar da PAC e Coordenador Agrícola do Grupo dos Socialistas e Democratas, exprimiu o seu ponto de vista sobre as prioridades a ter em conta na futura PAC no horizonte 2020, bem como sua articulação com as politicas publicas dos principais concorrentes e parceiros da Europa. A política agrícola dos Estados Unidos da América, as negociações no âmbito da Organização Mundial de Comércio (OMC) e a recente reabertura do diálogo com o Mercosul em matéria agrícola, mereceram especial destaque. Capoulas Santos focalizou a sua intervenção nas respostas politicas e tecnológicas que considera necessárias para conciliar a garantia de produção e distribuição justa de alimentos, à escala mundial, com a protecção e valorização sustentada dos recursos naturais, num mundo cada vez mais afectado pelas alterações climáticas, a cujas consequências considerou necessário, para as mitigar, conferir idêntica prioridade politica.

* Capoulas Santos é um dos colaboradores habituais deste jornal, cujos textos aqui publicados podem ser lidos na página pessoal do eurodeputado