Podemos encontrar nas redes sociais alguns apelos para com o canil alpiarcense, onde destacamos “Queremos em Canil Municipal em Alpiarça com qualidade” acompanhado com uma imagem degradante e desumana em que mostra o estado deplorável de dois cachorritos presos numa pequena jaula, desconhecendo-se se a foto foi ou não obtida no Canil de Alpiarça.
Acrescenta ainda a página que a «Câmara Municipal e a Junta de Freguesia estão a fazer um peditório para ajudar os animais do canil de Alpiarça no café dos ”Águias” onde há uma lata para quem quiser dar uma ajuda»
A ser verdade que a Junta de Freguesia colocou no “Águias” uma «lata para quem quiser dar uma ajuda» em nada engrandece a Junta que pedindo « ajuda numa lata» é uma imagem degradante para uma entidade institucional, que segundo a nossa opinião e em conformidade com os depoimentos não zela nas melhores condições pelo estado do Canil como dos cães abandonados que no canil apenas «esperam pela morte».
Se não foi a Junta de Freguesia que colocou a “Lata” no “Águias” então deverá tomar as devidas medidas para que seja retirada porquanto uma Junta de Freguesia andar a fazer peditórios para alimentar os cães que estão no Canil, diga-se em abono da verdade que é desprestigiante porque das duas uma: ou a “Junta” não tem dinheiro ou não se preocupa com a Canil quando é sua obrigação e para isso os munícipes pagam as suas taxas e impostos.
Também a “Junta” não pode argumentar a falta de verbas porque se estiver nesta situação poderá fazer um reforço orçamental.
Agora andar a fazer “peditórios municipais” como se fosse uma colectividade ou daquelas associações que vemos pela rua a pedir ajuda esta situação é apenas caricata e algo vai mal no nosso reino quando a Junta de Freguesia de Alpiarça tem que fazer um peditório para sustentar o Canil Municipal de Alpiarça.
Pode-se ler ainda na página social outros comentários onde a leitora que diz: « a nossa vila que é bem bonita mas merecia um canil municipal com condições para os animais abandonados serem bem acolhidos» o que não é nada benéfico para Alpiarça e para quem gere o Canil.
Outra leitora acrescenta ainda que o «canil funciona no antigo matadouro» onde o visitou «há muitos anos atrás» para agora dizer que « hoje é apenas um canil» mas que não encontrou nenhuma diferença daquele que viu há muitos anos.
A diferença que encontrou foi que lamentavelmente e para decoro dos responsáveis que os «animais estão fechados esperando pela morte» .
Triste sina dos cães!
Quanto ao resto, nem as pessoas responsáveis nem as respectivas entidades merecem qualquer comentário, pela nossa parte claro.