Campanha tem o objectivo de renovar a imagem do vinho a copo e de criar uma nova tendência de consumo
A ViniPortugal acaba de apresentar a campanha "a copo", uma iniciativa que tem como principal objectivo criar uma nova tendência de consumo. Para o efeito a organização está a sensibilizar os sectores da hotelaria, restauração, bares e wine bares de todo o país e participar em acções promocionais para o público final.
Esta campanha, orçamentada em 100 mil euros até ao final do ano, será a principal acção da ViniPortugal no mercado nacional, que espera multiplicar por cinco este investimento em 2011.
"Este é um forte investimento da ViniPortugal numa época em que se pretende um consumo de vinho moderado e responsável e em que as exigências dos consumidores são cada vez maiores devido ao seu estilo de vida. Para atrair novos consumidores achamos essencial desmistificar o vinho e simplificar a mensagem a ele associada." Refere Francisco Borba, Presidente da ViniPortugal.
Apadrinhada por João Pires, o único Master Sommelier da Península Ibérica, a campanha "a copo", da ViniPortugal, aposta na formação dos profissionais do sector realizando diversas acções de formação e workshops, disponibiliza um Manual de Boas Práticas (no serviço de Vinho a Copo), da autoria do escanção Manuel Moreira e promove os estabelecimentos com a garantia de uma oferta de qualidade através dos Selos "a copo" (diferenciados para restaurantes e bares) e da presença no site da campanha www.acopo.pt.
A ViniPortugal define a comunicação desta campanha em quatro mensagens chave para o consumidor:
- "Descobertas Únicas": poder consumir vinhos raros e premium a um preço acessível
- "Em qualquer momento": promover um consumo em diferentes momentos do dia e da vida do consumidor
- Acompanha as tuas escolhas: permitir degustar diferentes tipos de vinho numa mesma ocasião
- "À tua Medida": incentivar um consumo moderado e saudável
Segundo Francisco Borba, Presidente da ViniPortugal " O serviço de bebidas é uma das componentes mais importantes de um estabelecimento de hotelaria e restauração. O vinho é importante pelo valor de negócio que origina e o serviço de vinho a copo, se for executado com qualidade: bom serviço associado a uma oferta variada e de qualidade pode tornar-se numa fonte de receita importante e uma forma de fidelizar o consumidor".
Desta forma a campanha dirige-se ao consumidor final, dando a entender o vinho como um produto quotidiano, cujo consumo pode ser feito de forma descontraída e saudável, entre família ou amigos, à mesa ou a acompanhar uma simples conversa, criando uma nova tendência de consumo.
«Fonte: YoungNetwork»