.

.

.

.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Escolas geridas por professores: uma solução capaz de salvar escolas difíceis

Por: Ramiro Marques

Há um movimento nos EUA de que pouco se fala mas não cessa de crescer: há cada vez mais escolas públicas, situadas em áreas difíceis, que são concessionados por contrato a grupos de professores, por vezes grupos de professores e pais, que assumem a direcção da escola em completa autonomia curricular e administrativa. São charter schools geridas por professores.
O financiamento às charter schools é feito mediante o pagamento do custo anual padrão por aluno e os professores que dirigem a escola assinam um contrato em que se responsabilizam a atingir determinados resultados, regra geral, manifestos em amplas melhorias nas classificações dos alunos em testes padronizados.
Se os professores que dirigem a escola conseguirem atingir as metas contratualizadas, o contrato é renovado e a escola continua a ser gerida com total independência curricular e administrativa. Se a equipa dirigente não conseguir atingir as metas contratualizadas, o contrato é denunciado e a escola volta a ser dirigida por um director nomeado pelas autoridades municipais ou estaduais de educação e a autonomia curricular e administrativa é-lhe retirada.