.

.

.

.

sábado, 13 de novembro de 2010

Beneficiários do subsídio de desemprego vão ajudar à limpeza das florestas

O secretário de Estado da Protecção Civil afirmou hoje que os governos civis vão convocar beneficiários do subsídio de desemprego para a limpar as florestas, secundando o trabalho dos sapadores florestais.
De acordo com Vasco Franco “vão ser criadas equipas que envolvem pessoas no desemprego para trabalhos de silvicultura preventiva (abertura de caminhos e limpeza de florestas)”.
O governante ressalvou que esses trabalhos não implicam “o combate inicial aos fogos”.
Vasco Franco falava à saída do I Encontro de Sapadores Florestais do Distrito da Guarda que teve como objectivo promover a troca de conhecimentos entre os profissionais desta classe.
O secretário de Estado destacou a importância deste primeiro encontro, realçando o trabalho “destes homens que estão permanentemente na floresta”.
A terminar a sua visita ao distrito da Guarda, o membro do Governo afirmou ainda que, “a Guarda em termos de meios de trabalho no terreno está bem, mas tem particularidades, desde logo o pastoreio a uma escala muito elevada”.
“Sabemos que a renovação dos pastos é uma necessidade dos pastores pelo que o que pretendemos é conseguir que este processo se faça de uma forma organizada e não clandestina”, sublinhou.
O secretário de Estado observou ainda que se “está a fazer uma análise cada vez mais fina, a descer ao nível da freguesia com a geo-referenciação dos locais de início das ignições”, para depois “procurar e sensibilizar as pessoas e evitar essas ignições”.
O secretário de Estado destacou ainda o projecto ‘Self Prevention’, uma iniciativa do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Douro/Duero, que pretende introduzir 150 mil cabras nesta região transfronteiriça, na medida do seu “potencial para a actividade económica nas regiões transfronteiriças e num contexto de comercialização
«Lusa»