.

.

.

.

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Se houver alguma desgraça de saúde pública na Barragem dos Patudos é do conhecimento do presidente

 Fizeram-se análises aos peixes mortos que provaram ainda as suspeições de que, pior que a grave eutrofização e poluição das águas, eram elas estavam contaminadas com cianobactérias altamente patológicas para a saúde humana (e dos peixes mortos analisados) por possuirem neurotoxinas e hepatoxinas, que atacam o cérebro e fígado humanos


Se houver alguma desgraça de saúde pública (se é que não houve já sem conhecimento) garantidamente que haverá um responsavel político, cível e penal, assumido chamado Mário Pereira.
Ao longo de diversas reuniões de câmara e assembleias municipais desde o ano passado, vereadores e deputados municipais do PS e TPA têm manifestada a sua indignação pela inércia e incúria deste executivo, já nem falando da veemência muito própria como o Sr. Eduardo Costa também vem desmascarando esta situação, sem que o presidente mostre qualquer preocupação em, no mínimo, prevenir a possibilidade de algo muito grave acontecer, pelo menos através da colocação de avisos nas margens.
A Câmara não pode alegar desconhecimento, porque enquanto o seu presidente afirmava no ano passado que as águas tinham condições balneárias para as provas de triatlo realizadas, e ridicularizava o vereador do PS pela sua denúncia e preocupação com a situação, já tinha em sua posse análises que provavam que essas suas afirmações careciam de um mínimo de rigor.
Mais tarde por sugestão desse vereador PS, fizeram-se análises aos peixes mortos que provaram ainda as suspeições de que, pior que a grave eutrofização e poluição das águas, eram elas estavam contaminadas com cianobactérias altamente patológicas para a saúde humana (e dos peixes mortos analisados) por possuirem neurotoxinas e hepatoxinas, que atacam o cérebro e fígado humanos.
Tudo isto é do conhecimento do presidente que recebeu reiterados pedidos de colocação de avisos á população nas margens, pedidos de proibição da pesca com engodo devido ás elevadas concentrações de poluição orgânica nas águas e de proibição de desportos e de atividades lúdicas na água, apesar da canoagem continuar. Mas contra todas as expectativas de racionalidade, optou conscientemente por recusar tomar as medidas preventivas de alguma desgraça para a saúde de todos nós, que se impunham.
Ainda que o presidente não seja responsavel direto da situação que herdou, mas se agravou também pela sua inércia (pescas, engodos, descardas poluentes das Águas do Ribatejo na barragem, etc), perante o que precede, será garantidamente responsavel por algo de grave que possa acontecer à população pela sua injustificada teimosia em se recusar a colocar nas margens, avisos da perigosidade das águas para a saúde pública.

1 comentário:

Anónimo disse...

A burrice é uma qualidade aos olhos de muita gente, tal como a teimosia... e este executivo pauta por olhar o mundo por esse prisma viciado...

Podem não fazer nada para resolver o problema da barragem, podem desculpar-se com tudo e mais alguma coisa, ate com a latitude de Alpiarça no planeta, mas podiam desligar os repuxos, é que estas ditas cianobacterias, se forem inaladas por humanos, podem trazer malefícios graves...

Será muito dificil este ou outro executivo resolver esta questão da forma profunda e seria com que os alpiarcenses merecem que seja tratada, tentem ao menos minimizar os potencias danos colaterais . . .

O Mário Pereira se ao invés de tanta festa e passeio "dar", podia era "trabalhar" com o seu executivo para uma melhor Qualidade de vida nesta terra de todos nós...