.

.

.

.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Os "viradores de frangos" e os "servidores de minis e dos copos de tinto"

Mas cá por Alpiarça, os "viradores de frangos", possivelmente também assadores da bifana, do porco no espeto e servidores de minis e dos copos de tintol conseguem estar orgulhosamente sós



Os que viram e assam frangos devem ser considerados na sua profissão tal como um médico, um advogado, um funcionário público.

Decerto quando for preciso pedir um conselho é sempre bom ter por perto um assador de frangos, especialmente se a arte e a sabedoria for acumulada ao longo de muito anos.
Mas diz o ancestral ditado popular: "quem te manda a ti sapateiro tocar rabecão?"
E é disso que se fala. Hoje a China é uma potência económica mundial e mesmo que tenhamos aparelhos "Made in Europe" ou "Made in USA" dificilmente no seu interior não encontramos um, dezenas ou todos os componentes "Made in China".
Mesmo a maioria das empresas ocidentais rendeu-se ao poderio económico do tigre asiático e hoje as grandes empresas industriais possuem fábricas na China.
Mas cá por Alpiarça, os "viradores de frangos", possivelmente também assadores da bifana, do porco no espeto e servidores de minis e dos copos de tintol conseguem estar orgulhosamente sós.´


Para eles o mundo gira à volta de Alpiarça e não que Alpiarça é um pequeno grão de areia no mundo.
Não é o mundo que tem de aprender a falar em "pargas", "panconas", "fazer bolas" e outras expressões do léxico alpiarçoilo, mas o contrário.
São os jovens alpiarcenses que terão de esquecer essas expressões que lhe são familiares e ganhar competências noutras áreas. Se o mandarim é a língua mais falada no mundo, se o país de origem está a caminho de se tornar a maior potência mundial para quê contrariar o progresso?
Talvez sejam as tradições, as lutas de há 60 anos e outras formas de revivalismo que permitem que os jovens constituam família, comprem casas e ponham o pão na mesa.
Pena que nem todos tenham a sorte de alguns "viradores de frangos" que com um elevado déficit de competência profissional a compensem com o cartão e as quotas do partido pagas. 

1 comentário:

Jornal Alpiarcense disse...

Caro 'Bernardo' se quer chamar vigaristas ( e outros mimos) aos que não são de seu agrado e não podem dar opiniões contrárias às suas, é favor assinar o que escreve.
Até lá,
um bom domingo