.

.

.

.

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Vice-Primeiro Ministro e Ministro da Economia destacam resultados da agricultura na economia portuguesa


A 52ª Feira Nacional de Agricultura / 62ª Feira do Ribatejo, evento que decorre no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, recebeu hoje as visitas do Vice – Primeiro Ministro, Paulo Portas, do Ministro da Economia, Pires de Lima  - que realçaram o papel da agricultura na economia - e da Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas.
Logo pela manhã, o Vice Primeiro-Ministro destacou os números das exportações portuguesas até ao mês de Abril.  “As exportações cresceram 8,2 % face ao mesmo trimestre do ano passado e mais 9,2% face ao mês transacto, valores para os quais “contribuiram os produtos agrícolas não transformados em 19 %. O contributo do sector agrícola para as exportações é extraordinário, permite gerar investimento e criar emprego”, afirmou.
Paulo Portas, destacou também o Programa de Desenvolvimento Rural. “Terminámos  100% de execução do PRODER 6 meses antes do final. O dinheiro não foi retido, o dinheiro foi para os agricultores” E lembrou que “o PRODER é responsável pela criação de 45.000 empregos.”
Por outro lado, o Vice – Primeiro Ministro destacou as ajudas à agricultura de subsistência ou familiar. “A 14 dias do fim do prazo para as ajudas directas e medidas agroa-ambientais já estamos com mais inscrições que no ano passado” lembrando que “as medidas foram desenhadas para beneficio dos agricultores e que este governo definiu um apoio mínimo de 500,00 € a estas explorações.”
“A agricultura é central na nossa economia e dá um grande contributo  para as exportações e para a criação de emprego”. Neste âmbito, o Vice Primeiro Ministro realçou que a Feira Nacional de Agricultura “é o maior certame agrícola do país e que junta os diversos sectores deste mercado num único local”.
O Ministro da Economia, Pires de Lima, também esteve presente na feira e destacou o papel da agricultura na economia portuguesa. “Se a nossa economia está bem o principal mérito é das empresas, dos empresários e dos trabalhadores do sector privado que aqui demonstram a sua capacidade. Nesta feira eu estou ao lado dos agricultores para os ouvir porque só estando com eles é que os podemos ajudar a criar riqueza e a melhorar todos os dias”, afirmou.
“Os agricultores querem e precisam de um discurso de confiança. Os agricultores e os empresários sabem que independentemente da adversidade temos estado sempre ao lado de quem quer criar riqueza”, acrescentou.
“Há quem esteja nesta feira todos os anos por convicção. Sempre procurámos valorizar aqueles que fazem da terra um instrumento de trabalho para produzir e criar riqueza”, realçou.
 Conferências e Seminários na Feira
A discussão de temas relacionados com a actividade agrícola continuam na Feira Nacional de Agricultura e hoje foi um dia repleto de conferências e seminários que contaram com uma assistência assinalável.
Dar a conhecer e debater todas as medidas que estão relacionadas com o PDR 2020 na área do regadio foi o objectivo do “Encontro Nacional de Regantes” organizado pela FENAREG – Federação Nacional de Regantes.
A Rede Rural também escolheu o dia de hoje para a organização do seminário “Grupos Operacionais – Inovação na Agricultura”, debate que teve como objectivo apresentar as medidas do PDR 2020 relativamente aos “Grupos Operacionais” e paralelamente apresentar o trabalho da Rede Rural no Apoio à Agricultura e inovação com a apresentação de alguns exemplos.
A Contabilidade e a Fiscalidade na Actividade Silvícola foi o tema do seminário organizado pela CAP e pelos OTOC no qual se debateram temas como as “Medidas de Apoio à Actividade Silvícola”, “Práticas de Gestão” e “Recursos Empresariais” e que contou na Sessão de Encerramento com o Vice-Primeiro Ministro.
Paulo Portas realçou que os produtores florestais passaram a subdividir as receitas ao longo dos anos, diminuindo assim o imposto a pagar e ampliando a margem de investimento.” E acrescentou que “a redução faseada e gradual do IRC permitirá que Portugal seja um país atractivo em termos fiscais permitindo angariar mais investimento.”
A Direcção Geral de Alimentação e Veterinária organizou um seminário subordinado ao “Uso Sustentável  de Produtos Fitofarmaceuticos e Doenças Emergentes” enquanto o InovCluster foi responsável pela apresentação do projecto Agrilogis nomeadamente o “modelo de cooperação aplicado à fileira do azeite” e a sua “plataforma de e-marketplace”.
A “Gestão Florestal Sustentável”, a “Certificação de Gestão Florestal” e os “Manuais Operacionais de Certificação” estiveram em discussão na conferência “Certifica +, É garantir o futuro” foi poromovida pela AIFF, APCOR, CELPA e CentroPINUS.
Nesta área, a Feira foi ainda palco da 25ª Reunião de Postos Informáticos SNIRA CAP, enquanto o Grande Auditório recebeu vários especialistas para discutir a “Utilização das Novas Tecnologias na Produção do Milho”, debate durante o qual se falou de “sistemas de controlo automático de sementeiras na cultura do milho”, as “evoluções dos pivots” ou novas tecnologias para o uso eficiente da água.
O dia ficou também marcado pela visita do líder do PS, António Costa, que aproveitou a feira para visitar alguns expositores e conhecer de perto a realidade de algumas empresas.
O líder socialista declarou que necessitamos de “tornar a agricultura mais competitiva e investir no regadio, olhar para a pequena agricultura para fixar populações e criação de valor, além de ter em atenção a floresta portuguesa.”
No sector pecuário realce para a entrega de prémios do XVIII Concurso Nacional Morfológico da Raça Alentejana, enquanto  a noite animou com o concerto de Tiago Betencourt e “David Antunes & The Midnigt Band”. A Mesa da Tortura a Largada de Toiros encerraram o dia.
Por: PO/JA

Sem comentários: