.

.

.

.

terça-feira, 23 de junho de 2015

Balanço da Universidade de Verão PS - Santarém

UNIVERSIDADE DE VERÃO
ANUNCIA
PROGRAMA ELEITORAL DISTRITAL


Teve lugar no passado sábado, dia 20 de junho, a Universidade de Verão do Partido Socialista. A iniciativa encheu a Sala da Assembleia Distrital de Santarém ao longo de uma jornada marcada por um conjunto de intervenções com propostas que mobilizaram o distrito de Santarém. 
A sessão de abertura contou a presença do Coordenador do Gabinete de Estudos, Hugo Costa; do Presidente do PS Santarém, Rui Barreiro, do Presidente da JS Distrital, Tiago Preguiça; e da Secretária Nacional Maria do Céu Albuquerque.
A Universidade de Verão teve com Reitor o coordenador dos Eurodeputados do PS, Carlos Zorrinho, que transmitiu uma mensagem voltada para o futuro, para a Europa e para as questões ligadas à produção e consumo de Energia, “um setor em que Portugal tem uma capacidade de inovação que não tem aproveitado nos últimos anos, penalizando com isso os cidadãos e as empresas portuguesas, retirando competitividade ao país e agravando a fatura energética”. Para além das críticas ao atual Governo, Carlos Zorrinho dedicou também algum espaço à questão da “dignidade política”, uma dignidade que este Governo não tem sabido preservar, mentindo sistematicamente aos portugueses, não defendendo os interesses do país na União Europeia”.
Ao longo do primeiro painel de debate, ainda de manhã, o tema foi “O Financiamento das Políticas Públicas”, nomeadamente na sua vertente local. O antigo Secretário de Estado Carlos Lobo, o deputado Ivo Oliveira e os Presidentes das Câmaras Municipais de Almeirim e do Entroncamento, Pedro Ribeiro e Jorge Faria respetivamente, foram claros quanto à necessidade de dotar os municípios do financiamento e da autonomia necessários à prossecução das suas políticas públicas.
Durante a tarde passaram pela Sala da Assembleia Distrital nomes como o do Coordenador do Programa Eleitoral do PS, João Tiago Silveira, o do Coordenador do Programa Macroeconómico, Mário Centeno, o do Secretário Nacional Porfírio Silva, o do Presidente da Federação Distrital do PS, António Gameiro, e ainda os Professores Universitários Manuel Caldeira Cabral e João de Almeida Santos, o Secretário Geral da Juventude Socialista, João Torres, a Presidente da NERSANT, Salomé Rafael, e o Presidente do PS Porto, Tiago Barbosa Ribeiro. A grande mensagem foi a de que “o PS constitui efetivamente a única alternativa à esquerda, é a única força política com capacidade para mobilizar os portugueses para objetivos de futuro e aquela em quem os portugueses confiam para combater a estratégia de medo desenhada pela maioria do PSD/CDS”. Nos painéis de debate participaram ainda os autarcas de Tomar, Anabela Freitas, e de Coruche, Francisco Oliveira, dando aos presentes uma visão sobre a adaptação das propostas políticas ao terreno.
O Diretor da Universidade, Hugo Costa sublinhou que “é necessário deixar aqui uma mensagem de confiança e anunciar que estamos a preparar o programa distrital para as próximas Legislativas, para que os cidadãos da nossa região saibam que estamos a trabalhar para eles, em defesa dos seus interesses, em defesa da região e não apenas por um objetivo partidário”.
O Presidente da Federação, António Gameiro, sublinhou o espírito de unidade em que decorreram os trabalhos, “a exemplo do que tem sucedido em todas as iniciativas da Federação, em que o PS Distrital se apresenta unido e mobilizado para vencer as eleições do próximo outono”. Esta tem sido uma preocupação constante da liderança de António Gameiro, “manter a dinâmica da estrutura no terreno”, aliada a uma outra: “denunciar o abandono a que esta região foi deixada pelo atual Governo, que só aqui veio praticamente para fechar serviços!” Por isso mesmo, lembrou o Presidente da Federação, “estamos a produzir um programa distrital, para que se saiba quais são os compromissos que o PS assume com os Ribatejanos e quais são os objetivos que os futuros deputados eleitos pelo Distrito vão defender na Assembleia da República!” 




Sem comentários: