.

.

.

.

sexta-feira, 10 de julho de 2015

ALPIARÇA E O ENDIVIDAMENTO - MENTIRA ATRÁS DE MENTIRA

De: L.E. 
Uma clara e acessível análise financeira do deputado municipal Mário Santiago sobre o descalabro financeiro da maioria autárquica CDU de Alpiarça no seu 2° mandato em maioria absoluta.


ALPIARÇA E O ENDIVIDAMENTO - MENTIRA ATRÁS DE MENTIRA (*)
Diz-se que se uma mentira for repetida inúmeras vezes se torna verdade. E assim é, se nunca for convenientemente desmentida...
O atual executivo do PCP, numa tentativa de explicar a aquilo que toda a gente fala – ‘FALTA DE OBRA’, anda há 6 anos a desculpar-se com a malfadada dívida do município herdada dos tempos de Rosa do Céu (PS).
Paralelamente, apregoa aos 7 ventos que tem feito um esforço notável na recuperação financeira do município. 
--- E ESTA É A GRANDE MENTIRA!

Em 6 anos de governação comunista em Alpiarça, além de não se ter conseguido criar qualquer infraestrutura que diretamente beneficie os Alpiarcenses, que estimulasse o investimento ou que criasse âncoras de fixação de residentes, aumentaram as responsabilidades financeiras do município. 
--- E ESTA É QUE É A GRANDE VERDADE!

O Passivo Consolidado do Município de Alpiarça situou-se no final de 2014 em mais de 20 milhões de euros! Nem o PS (que deixou em 2009 a tesouraria do município numa situação de rutura financeira) conseguiu tamanho desastre nas contas da autarquia.
A verdade é que desde 2011, ano em que foi aprovado o Plano de Saneamento Financeiro, e que permitiu um encaixe financeiro de 6 milhões de euros através da contratação de um empréstimo de longo prazo que serviu para pagar as dívidas a fornecedores, o PCP (que dirige a nossa autarquia) vem esgotando anos após ano esse balão de oxigénio.
E esgota-o porque todos os anos vem acumulando prejuízos (diferença entre receitas e gastos) em mais de 2,5 milhões de euros por ano! Isso mesmo – 2,5 milhões de euros negativos no resultado líquido das contas do Município. Aconteceu em 2011, em 2012, em 2013 e em 2014.

Escusado será adiantar, que existem conclusões que interessam transmitir a TODOS os Alpiarcenses (sem excepção). E são as seguintes: 
• O Município de Alpiarça, com 20 milhões de Passivo, e um deficit de exploração de 2,5 milhões de euros anuais, caminha para uma situação de ruptura inevitável. Resta saber o momento…
• Existem apenas 2 formas de mitigar este deficit nas contas: Aumentando as receitas ou diminuindo as despesas.
• Diminuir as despesas é algo que a curto prazo não me parece racional, porque se algo faz falta é mesmo capacidade de investimento em Alpiarça, e para isso é necessário gastar dinheiro. Ou seja, não só não é possível diminuir expressivamente as despesas correntes e acessórias (porque cortar com as festinhas ou sardinhadas é assinar a derrota nas próximas eleições), como cortar no quadro de pessoal (que representa mais de metade da despesa) é uma solução obviamente indesejável.
• Aumentar as receitas, só através de impostos, já que é óbvio que a capacidade deste Executivo comunista de captar investimento de empresas que possam um dia pagar os seus impostos em Alpiarça é nula. Muito pelo contrário. Assiste-se sim, a uma destruição do pouco tecido empresarial de Alpiarça (caso da Renoldy).

Por alguma razão o movimento TODOS POR ALPIARÇA, tem um modelo de governação drasticamente diferente para Alpiarça. Esse modelo, passa pela criação de âncoras de investimento, com a criação de novas empresas e fixação de novos residentes. Ambos trazem nova vida, novos residentes, novos investimentos e receita fiscal à nossa terra.
Continuar a apostar no PCP, é aceitar a MENTIRA e aceitar o descalabro e rutura financeira que mais tarde ou mais cedo nos AFETARÁ A TODOS.

Os gráficos são da autoria do TODOS POR ALPIARÇA, e os elementos que os sustentam são os fornecidos pelas contas anuais do Município (site da CMA).
(*) Texto do deputado Mário Santiago


Sem comentários: