.

.

.

.

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Os enigmáticos fenómenos políticos alpiarcenses deslocaram-se temporáriamente para a Casa dos Patudos

Os enigmáticos fenómenos políticos alpiarcenses parece que agora se deslocaram temporáriamente para a Casa dos Patudos.

Depois de ter enigmaticamente ganho no passado dia 29 um honroso prémio da Associação Portuguesa de Museulogia, mas sobre um projeto eminentemete educativo internacional "Comenius" de intercâmbio educacional cujo mérito é da Escola de Alpiarça, promoveu alegadamente nessa mesma noite o "lançamento nacional" da revista "Glosas" (fonte:JA).
A dúvida é se há 2 revistas com o mesmo nome, pois por pesquisa na net esta revista já existe desde 2010 na forma impressa. 
Desde Novembro de 2014 que, para além dessa versão impressa, possui um portal electrónico para a difusão constante e global de todo o tipo de conteúdos, incluindo multimédia. Convém ainda esclarecer que se trata de uma revista semestral publicada pelo Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa, dedicada à divulgação do património musical de cultura lusófono, com destaque para a música de tradição erudita ocidental.
Assim sendo não compreendo como na noite do passado dia 29 se verificou, passado vários anos da sua fundação, o seu "lançamento nacional" na Casa dos Patudos no passado dia 29, caso não seja outra revista com o mesmo nome.
Noticia relacionada: "Casa dos Patudos recebe prémio": 

8 comentários:

Anónimo disse...

Pelo que se pode apurar não é o lançamento da Revista "Glosas" mas sim o lançamento da revista "Glosas" nº 12. Pode ser visto no site facebook: https://www.facebook.com/revistaglosas/photos/a.194919263951674.37331.194916187285315/709956962447899/?type=1&theater

Anónimo disse...

Meu caro, bastava ter ido assistir para ter a resposta à "pretensa" questão que se lhe coloca (ou talvez não).
Foi frisado pelos oradores que o lançamento era do número da revista (o último) em que era dado destaque (desde logo na capa) ao único retrato, que se conhece, de Domenico Scarlatti, que se encontra na Casa dos Patudos, num artigo intitulado "Domenico Scarlatti e o barroco Joanino.
Lamento ter de contrariar o seu "furo jornalístico", mas ao contrário do que você aparenta, eu tenho orgulho nesta terra (Alpiarça), e não consigo calar a revolta contra a tacanhez e mesquinhice de comentários como o seu

Anónimo disse...

Uma boa ideia mudar-se o atual slogan inscrito nas viaturas camarárias de Alpiarça, para "Alpiarça terra dos Eventos".
Pelo que li também fiquei com a ideia que era o lançamento nacional de uma nova revista cultural, mas afinal era só o seu nº12.
Uma revista que cada vez que publica um número faz um "lançamento nacional" conforme aqui se publicitou é um caso único de marketing. Afinal foi apenas o "lançamento nacional" mas do tal exemplar nº 12...
Já que os comentadores anteriores estão tão bem informados sobre a dita revista, poderiam informar onde foi feito o "lançamento nacional" também com pompa e circunstância dos 11 anteriores números dessa revista.
Afinal foi tão somente o aproveitar-se o tal "furo" dos nossos políticos cá do burgo adorarem tanto fotos de eventos.
Era boa ideia fazerem também nos Patudos o "Lançamento Nacional" no próximo número do Voz de Alpiarça que muito bem fala quase em todos os números da nossa Casa dos Patudos.
A terminar não compreendo o que tem desejo de rigor informativo evocado pelo autor do post, a ver com a tal "tacanhez e mesquinhice" alegadas pelo senhor das 00:10.

Anónimo disse...

Meu caro,
Rigor informativo é a informação que me chegou através do facebook do Município no dia 29 de Maio, em que dizia, explicitamente, "29 de Maio de 2015 - Lançamento do 12º Número da Revista Glosas na Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça."
Fui assistir, e não saí defraudado.
Mas continue a fazer o seu joguinho pífio.
Fica-lhe bem!

Anónimo disse...

Depois de ler tudo isto muito bem lido, incluindo o post sobre o tal "Lançamento Nacional" da revista Glosas, que afinal não passou do "lançamento" do seu nº12, como um comentarista referiu, por fazer referência a uma obra única da Casa dos Patudos,reparei por curiosidade que no final se dizia que as fotos e texto incorreto eram de Mário Pereira. Concluo assim que a falta de rigor da informação partiu do seu autor (Mário Pereira)e não de deficiente interpretação de comentaristas por "tacanhez e mesquinhice" como um deles mais intolerante afirmou.

Esse post da autoria do Sr. Presidente começa assim:

"O dia de ontem, 29 de Maio, marcou muito positivamente a história da Casa dos Patudos, enquanto local de referência da museologia portuguesa.
(...) à noite os Patudos foram palco do lançamento nacional da revista Glosas"

Ora o Sr. Presidente sabia bem que não se tratou do "lançamento nacional" da revista Glosas, mas da evocação das obras constantes na Casa dos Patudos no exemplar nº 12 dessa revista. Então porque razão fez aquela informação errada?

Já era tempo de os nossos políticos passarem a gerir as suas afirmações pelo rigor de informação e respeito que todos merecemos, em vez das habituais afirmações populistas como a que aqui se verificou, ainda que possa não ter sido intencional.

Anónimo disse...

Ao 18.37, que se não me engano é também o que escreveu a várias horas do dia...
Eu estive lá e foi sim senhor o lançamento, em Alpiarça, da revista Glosas, mais concretamente do seu n○ 12. Qual é a dúvida?
Será que não tem mais que fazer do que tentar sujar o nome de Alpiarça? Não gosta desta terra, mude-se e faça um favor aos alpiarcenses.

Anónimo disse...

Ó senhor das 23:01 desculpe lá intrometer-me nesta discussão de m***da do sexo dos anjos.
Agora quem discorda de si, do seu partido ou do seu presidente e dos seus eventos de fachada, é considerado que suja o nome de Alpiarça e convidado a sair? Olhe que o Passos Coelho também nos convidou a emigrar!
Se pensa que voltámos às listas de morte do pessoal a abater do tempo do PREC cá no burgo, está muito enganado.
Quem suja o nome de Alpiarça são os seus amigos do partido que aumentam os velhinhos em 100€ por mês ou que mantêm a barragem naquele pântano imundo.
Passe bem.

Anónimo disse...

Ó das 12.31, argumentar contra o que o outro disse é que tá quieto, né? Você sabe muito mas há quem saiba mais...