.

.

.

.

terça-feira, 2 de junho de 2015

Exposição "Cultura Avieira" no Parque Tejo


Integrada no programa cultural do III Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo, podem ver-se elementos que relatam pormenores das comunidades Avieiras, complementados com a exposição de fotografia “Tejo Sentido…e vivido” do grupo de fotógrafos amadores do Ribatejo.
A exposição está patente ao público até 30 de agosto, no Parque Tejo, Aquapolis sul, no horário diário entre as 9 e as 20h00.
É organizada pela APCA – Associação para a Promoção da Cultura Avieira, em parceria com a associação local ENVOLVE e a AIDIA - Associação Independente para o Desenvolvimento Integrado de Alpiarça - e o apoio da Câmara Municipal de Abrantes.
Foi inaugurada ao final da tarde de 29 de maio pela Presidente da Câmara, Maria do Céu Albuquerque e por João Serrano, representante do Gabinete de Coordenação do Projeto de candidatura da Cultura Avieira a Património Nacional. Entre outros convidados, marcou também presença o Presidente da União de Freguesias de S. Miguel do Rio Torto e Rossio ao Sul do Tejo, Luís Alves.
João Serrano referiu que os símbolos presentes na exposição “chamam a atenção para o património humano e natural”, concluindo que “se for mal tratado e mal-amado, é um património que se perde”.
A Presidente da Câmara de Abrantes afirmou esperar a que a exposição sirva também para a “incentivar consciências” para a atual situação do Rio Tejo.
Aproveitando o momento, Maria do Céu Albuquerque expressou, uma vez mais, preocupação pela escassez de água que está a chegar de Espanha pelo Tejo e que, na sua perspetiva, pode colocar em causa os ecossistemas e o esforço que tem sido feito pelos municípios ribeirinhos na valorização das frentes ribeirinhas.

Sem comentários: