.

.

.

.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

‘III GALA VINHOS DO TEJO’

CVR TEJO PREMEIA OS MELHORES DA REGIÃO

A Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) distinguiu os produtores, o enólogo, os vinhos e os restaurantes da região que mais se destacaram em 2011, no âmbito da ‘III Gala Vinhos do Tejo’, que decorreu no passado sábado no Convento de S. Francisco, em Santarém.
No evento, foram conhecidos os vencedores dos ‘Prémios CVR Tejo’, distinções que destacaram a empresa ‘Dinamismo Vinhos do Tejo’, a empresa ‘Excelência Vinhos do Tejo’ e o ‘Enólogo do Ano Vinhos do Tejo’.  
A aposta, a partir de 2011, na certificação dos seus vinhos, valeu à Adega Cooperativa de Almeirim a conquista do prémio ‘Dinamismo Vinhos do Tejo’.
Com efeito, este produtor cinquentenário, que, com cerca de 2 mil hectares de vinha e uma capacidade de produção a rondar os 23 milhões de litros por ano – é hoje um dos maiores produtores nacionais –, passou de pouco mais de 100 mil garrafas, em 2010, para quase 800 mil garrafas certificadas no último ano.
Os mais de 14 prémios arrecadados em concursos nacionais e internacionais em 2011, a aliança entre a tradição e a modernidade e a forte aposta em elevados padrões de qualidade, asseguraram ao produtor Centro Agrícola do Tramagal (Casal da Coelheira) o prémio ‘Excelência Vinhos do Tejo’.
O prémio ‘Enólogo do Ano Vinhos do Tejo’ coube a Martta Reis Simões, enóloga a quem a CVR Tejo reconhece a comprovada qualidade dos vinhos que produz, desde as gamas de entrada até aos topos de gama, largamente premiadas em 2011, quer no mercado nacional quer no mercado externo.
Na ‘III Gala Vinhos do Tejo’ foram ainda anunciados os resultados do ‘III Concurso de Vinhos Engarrafados do Tejo’, prova disputada nos dias 26 e 27 de Abril, no Centro de Promoção Vitivinícola do Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo.
Nesta prova, que visa apurar os melhores néctares do ano produzidos na região do Tejo, além dos 17 troféus de prata e 14 troféus de ouro atribuídos, a CVR Tejo conferiu especial destaque a dois vinhos.
O tinto ‘Encosta do Sobral Reserva 2010’, produzido pela Encosta do Sobral, e o branco ‘Varandas 2011’, da Adega Cooperativa de Almeirim, conquistaram diplomas de excelência, alcançando assim as mais elevadas e honrosas distinções em disputa pelos 120 vinhos que 36 produtores da região do Tejo levaram a concurso.
A ‘III Gala Vinhos do Tejo’ revelou também os restaurantes premiados no âmbito do ‘3º Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo’, competição em que, de 3 a 18 de março, 36 restaurantes dos distritos de Santarém, Lisboa e Leiria aceitaram o desafio de casar na perfeição os vinhos da região com a cozinha tradicional portuguesa.
Nesta competição, além da atribuição de 17 medalhas de prata e 15 de medalhas de ouro, a CVR Tejo distinguiu ainda 5 restaurantes, que receberam condecorações especiais, fruto do seu desempenho em critérios específicos considerados pelo júri.
Assim, o troféu para o prémio ‘Revelação’ foi atribuído ao restaurante ‘Pintas’, do Entroncamento, tendo o restaurante ‘Almourol’, de Vila Nova da Barquinha, sido premiado por oferecer a ‘Melhor Carta de Vinhos’ e o restaurante ‘O Convite – Dom Gonçalo Hotel & SPA’, de Fátima, arrecadado o prémio respeitante à ‘Melhor Promoção’.
A consagração dos 2 melhores restaurantes a concurso concretizou-se através da entrega dos troféus ‘O Melhor Gourmet’ e o ‘Melhor Restaurante’, aos restaurantes ‘Vila Hotel’, de Benavente e ‘A Lúria’, de Tomar, respetivamente.

Sem comentários: