.

.

.

.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Vinhos da Lagoalva

Localizada a aproximadamente 2 km da Vila de Alpiarça, a Quinta da Lagoalva de Cima estende-se ao longo da margem sul do rio Tejo, com cerca de 5.500 hectares.

Assegurada por uma longa tradição como produtora de vinho – já em 1888 o Duque de Palmela participou na Exibição Portuguesa de Indústria, com uma produção de 600 cascos de vinho – a Quinta da Lagoalva de Cima, dedica-se a outras actividades agrícolas características do Ribatejo, que vão desde a produção cerealífera e produção pecuária até à produção hortícola.
É pioneira na produção de beterraba em Portugal.
Dotada de métodos mecânicos inovadores na produção (mobilização mínima de solos) e irrigação das culturas, a Quinta da Lagoalva produz actualmente milho, beterraba e tomate.
No segmento das hortícolas frescas produz ainda pimentos, alfaces, pepinos e beringelas.
Possui um efectivo pecuário constituído por ovinos e bovinos, entre os quais se distingue a raça mertolenga, para a produção de carne, criando também a famosa raça do cavalo Lusitano.
As vinhas ocupam hoje cerca de 60 hectares e têm vindo a ser reestruturadas de forma a proporcionar a qualidade dos vinhos que produzem actualmente.
A sua transferência dos terrenos de aluvião para os solos arenosos possibilitou, embora em detrimento da quantidade produzida, uma melhoria bastante significativa da qualidade da matéria prima.
Galeria de Prémios
1º prémio vinhos regionais – Vinho Tinto “Quinta da Lagoalva 92”- 1º Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados CNEMA 1995.
1º prémio vinhos regionais do Ribatejo – Vinho Tinto “Quinta da Lagoalva 92”- 1º Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados CNEMA 1995.
Medalha de Prata – Vinho Tinto “Lagoalva de Cima 92”- Internacional Wine and Spirits Competition 1996
Rolha de Ouro – Vinho Branco “Quinta da Lagoalva 95”- Roteiro Prático dos vinhos Portugueses 1997.Rolha de Ouro – Vinho Branco “Quinta da Lagoalva 95”1º prémio vinhos regionais – Vinho Tinto “Quinta da Lagoalva”- Feira do Vinho em Alpiarça 1997 1º prémio vinhos regionais – Vinho Branco “Quinta da Lagoalva 95”- Feira do Vinho em Alpiarça 1997Prémio Excelência – Vinho Tinto “Lagoalva de Cima 94”- Revista de Vinhos 1998.Melhor vinho do Ribatejo – Vinho Tinto “Lagoalva de Cima 94”- Revista de Vinhos 1998.Medalha de Prata – Vinho Tinto “Lagoalva de Cima 94”- Concurso Internacional Cidade do Porto 1998.Medalha de Prata – Vinho Tinto “Quinta da Lagoalva 94”- Concurso Internacional Cidade do Porto 1998.
O recurso às mais modernas práticas de vinificação, nomeadamente o controlo de temperaturas durante a fermentação, permitiram uma melhoria bastante significativa das características organolépticas dos nossos vinhos.
Como resultado da sua aceitação, para além da presença no Mercado nacional são exportados para a Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Dinamarca, E.U.A., Holanda, Reino Unido, Suécia e Suíça

Sem comentários: