.

.

.

.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Investigadores visitam Alpiarça

Especialistas apresentam inovações nas áreas dos medicamentos e alimentação


Especialistas a nível mundial apresentam, entre terça-feira e sexta-feira, em Lisboa, as mais recentes inovações nas áreas da química, engenharia alimentar, desenvolvimento de fármacos, agroquímica e biotecnologia, entre outras.
"Os hidratos de carbono como matérias-primas orgânicas - construindo um futuro sustentável" (CORM V) é o nome do 5.º congresso internacional sobre esta temática, organizado pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL-UTL). A conferência reúne especialistas de empresas, de institutos de investigação e do meio académico que desenvolvem tecnologias de ponta para a produção de novos materiais biodegradáveis e inovações nas áreas da química/engenharia alimentar, detergência e coméstica, desenvolvimento de fármacos, agroquímicos, fibras e papel e biotecnologia. "Ao fim de 12 anos, Portugal teve a iniciativa de retomar a organização das conferências sobre hidratos de carbono como matérias-primas para uma diversidade de indústrias - desde a farmacêutica, a cosmética, a alimentar, a agroquímica, fibras e papel e outros materiais inovadores", iniciadas em Darmstadt (Alemanha), em 1990, disse à agência Lusa Amélia Pilar Rauter, coordenadora do Grupo dos Glúcidos do Centro de Química e Bioquímica da FCUL e presidente da comissão organizadora. "O objectivo é reunir a comunidade académica e empresarial, a nível nacional e internacional, e motivar o estabelecimento de novas colaborações e a transferência de conhecimentos em áreas de interesse científico, económico e social, nos quais os hidratos de carbono assumem um papel determinante", afirmou. Jorge Justino, presidente da Escola Superior Agrária de Santarém e membro da comissão organizadora do congresso, salientou a importância da passagem de informação entre profissionais e a forte componente empresarial do evento. Entre as apresentações dos 32 oradores convidados (de Portugal, Brasil, França, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Suíça, Suécia, Polónia, Holanda, Japão, Irlanda e Estados Unidos da América), contam-se a divulgação dos resultados mais recentes e inovadores relativos ao desenvolvimento de vacinas, produção de fármacos e comésticos, entre outros materiais, disse. Quinta-feira, antes do encerramento da conferência, vai ser apresentado o Fórum Euroglyconsciences, cuja adesão de Portugal foi aprovada recentemente e que vai permitir a participação de grupos de investigadores portugueses em projectos internacionais, permitindo a formação de jovens investigadores, realçou Amélia Pilar. A presidente da comissão organizadora do CORM V sublinhou a "estreita colaboração" com França na organização da conferência, que tem o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, como presidente da comissão de honra, a qual integra ainda os ministros do Ambiente, do Ensino Superior, da Economia e dos Assuntos Parlamentares, entre numerosas outras personalidades.


Do programa social do evento faz parte, quinta-feira, uma visita guiada à Casa Museu dos Patudos e um jantar com fados, em Alpiarça.


"Lusa"

2 comentários:

Anónimo disse...

Concordo com a divulgação da Casa Museu dos Patudos mas achava que a Drª Vanda devia preocupar-se também com a conservação do património municipal, nomeadamente com o centro de cultura, com o parque de campismo, com os acessos ao restaurante do cavalo do Sorraia, com os chafarizes...Se há dinheiro para financiar jantares e fados também devia haver para arranjar o que está degradado.

Anónimo disse...

Afinal esse jantar andou em completo secretismo. Perguntei a alguns autarcas e nenhum sabia. Será que a nossa presidente, embora fazendo parte da comissão de honra e ter andado por Lisboa nessas andanças da investigação dos hidrocarbonatos, não quis dizer que a nossa câmara era uma das entidades patrocinadoras? Coisa estranha!