.

.

.

.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Regateirar ou não?


Artigo de Opinião
Por: Susana Costa

Durante um minuto pense nos motivos que levam a entrar num típico café português: um vicio sem cura pelo abençoado café, uma sede incontrolável, um desejo por um simples doce, um encontro com alguém muito especial, uma final de taça Benfica e Sporting, um jornal acabado de chegar apenas pela curiosidade em saber o que aconteceu, acontece e está para acontecer com a vizinhança, os conhecidos e, por vezes, mesmo os desconhecidos.
É bem verdade que muitas pessoas vão até ao café mais próximo, unicamente com um intuito de conversar, saber, dizer e «espalhar notícia», numa palavra: Regateirar. Falo-vos pois, das famosas alcoviteiras do século XIV, na altura, os únicos jornais diários existentes (ainda estava longe o dia em que Guttenberg iria dar o seu contributo para o mundo com a invenção da Imprensa).
Nos dias que correm, deparamo-nos frequentemente com estas senhoras do século XIV; são elas que preenchem e animam as salas dos nossos cafés. De manhã ao pequeno-almoço, conversam sobre o que aconteceu; à uma da tarde procuram saber as notícias locais desse dia; à noite, antes ou depois da telenovela, e, como já não há mais a saber limitam-se a conversar sobre as outras pessoas; no tempo dos meus avós chamava-se a esta atitude «meter o nariz onde não é chamado».
O Senhor leitor está a dar uma vista de olhos a este compilado de palavras, diga-me; conhece alguém assim?
Alguém que viva para casa, a televisão, o supermercado, o café e a vida alheia? Certamente conhecerá, pois são muitas aqueles que ocupam o seu tão precioso tempo a pensar naquilo que os outros fazem.
Enquanto o mundo for mundo, existirão estes famosos seres superdotados em curiosidade; na verdade, tem sido através da curiosidade que os homens têm evoluído ao longo dos séculos e procurando alcançar a perfeição das coisas.
Quem sabe as nossas «frequentadoras de cafés» não estarão apenas a tentar encontrar o modo mais perfeito para existir ou coabitar com o seu EU!
Se gostar de conversar é regateirar? Depende do motivo que a leva ao café. Por último, ser regateiro, é uma virtude ou defeito? Esta é uma questão que deixo ao senhor leitor para pensar e responder.

Sem comentários: