.

.

.

.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

A crise está a instalar-se em Alpiarça

A crise que o país atravessa tem consequências directas e indirectas em Alpiarça como não podia deixar de ser.
Não há quem possa valer ao receio que se instalou no consumidor. Para agravar é impingida ao comprador notícias alarmantes pela informação diária que nos entra pela casa dentro nomeadamente da televisão que faz com que as pessoas fiquem retraídas.
Mas como alguns economistas disseram e alguns governantes confirmam a «recessão veio para ficar e durar algum tempo» tempo este que ninguém se quer pronunciar.
Alpiarça é uma localidade com pouco comércio e o existente começa a sentir algumas dificuldades porque os clientes estão a retrair-se no consumo e já se começa a ver este ou aquele estabelecimento «com falta de clientela».
Ouvidos alguns empresários do ramo de hotelaria todos se queixaram dos «efeitos da crise.» As respostas não foram as melhores: «se a tendência continuar assim, com um menor número de clientes e com vendas mais baixas, nós não saberemos como será o futuro» para uma comerciante acrescentar «o futuro não é risonho com tantas dificuldades, sem emprego na terra e uma economia estagnada, o poder de compra é cada vez menor. As famílias com mais despesas e um orçamento curto, optam por comprar produtos a preços mais reduzidos que só os encontram nas “grandes áreas”.»
Apenas um vendedor de automóveis usados com estabelecimento aberto ao público foi mais optimista «temos que encarar o futuro com optimismo. A própria população tem que se mentalizar que comprando no comércio local beneficia o próprio desenvolvimento da terra.
Notamos que alguns estabelecimentos já estão a reduzir o horário de funcionamento como pensam encerrar aos fins-de-semana se a «situação continuar por muito tempo. A razão: «as vendas já nem dão para pagar a luz e muito menos aos empregados» aqueles que os têm.

Sem comentários: