.

.

.

.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Prédio da "Praça Velha"















Ultimamente tem sido muito falado e criticado o “Mamarracho da Praça Velha”. Mal imaginava, o construtor, quando o construiu na “alhada” em que se estava a meter.

Não deixa de haver alguma lógica nas criticas referentes ao prédio construído na “Praça Velha” pois o mesmo encontra-se totalmente desenquadrado para com o local em que está instalado.
A “Praça Velha” é um largo característico de Alpiarça. A existência do edifício, onde está, mais não é do que um enorme contraste que em nada dignifica quem autorizou a sua construção. Agora nada há a fazer. O que continua a existir é um enorme falatório sobre o mesmo.
É público a existência de diversas opiniões menos acertadas quanto ao edifício em si. Muitas delas sem qualquer base de fundamento quanto à sua localização e construção como ao terreno onde foi implantado.
Existiu um projecto para a edificação de dezenas de moradias na zona lateral do chamado “mamarracho” (antiga Fábrica de Passa) cujo processo nunca teve o devido andamento por causa das alterações na zona paisagística que envolve a “Praça Velha”. As moradias então a construir iríam chegar até ao velho “Matadouro”. O suficiente para que o projecto não tivesse qualquer andamento.
Com a edificação deste prédio destruiu-se o embelezamento de uma praça cheia de tradições que praticamente não tem conservação alguma.
Por causa do contraste entre o casario velho e o habitável como das poucas pessoas que residem na zona quase nos apetece dizer que ali «pouca ou nenhuma gente habita» tal é o silêncio e a ausência de pessoas como o pouco movimento a certas horas do dia.
Para alimentar a polémica continua desconhecido o destino da estátua que um dia há-de homenagear o povo alpiarcense.

Sem comentários: