.

.

.

.

sábado, 31 de janeiro de 2009

O Malaquias é mesmo esperto

Artigo de Opinião
Por: Eduardo Bento

O Criador de gambozinos
O Malaquias é muito esperto, mesmo muito esperto. Ele é, mais que tudo, um optimista. Quando todos os seus vizinhos, amigos e conhecidos, andam cabisbaixos, tristonhos e sem saber o que fazer da vida, o Malaquias sorri, assobia e alisa, satisfeito a barriga.
Diga-se que a barriga do Malaquias é a parte mais importante do seu ser, mais importante ainda que a cabeça de que ele às vezes se serve para pensar. Ele é homem de ver à distância.
Então não é que o Malaquias, nestes conturbados tempos, engendrou um projecto para sair por cima desta crise? Este fura-vidas, com a sua esperteza natural, projectou uma empresa de criação de gambozinos. Isso mesmo. Está tudo no papel e ele já solicitou apoio financeiro, desse que o governo disponibiliza para as pequenas e médias empresas. E o sonho do Malaquias vai certamente ser subsidiado pois ele tem dois compadres altamente colocados.
Surgirá um grande empreendimento, voltado para todo o mercado nacional quiçá até envolvido na exportação. Será auto-suficiente no campo energético pois conta fazer dos dejectos dos animais uma fonte de produção de electricidade. Homem empreendedor, está voltado para as novas tecnologias e as energias renováveis não lhe passam ao lado.
Como homem desenrascado e espertalhão tem tudo pensado, Melhor dizendo, tudo bem calculado, porque o Malaquias raramente pensa, ele calcula. É homem de medir, longamente, o salto…Paira, paira e só depois cai a pique sobre a situação. Tem uma certeza: será empresa modelar. Tudo está dependente do subsídio.
Aqui será o escritório, ali o armazém, além as diversas capoeiras de criação de gambozinos. Ah! Mas o Malaquias tem uma dúvida. Ele não sabe se os bichos são aves ou mamíferos, muitos menos sabe se eles se dão em cativeiro. Não importa, a seu tempo tudo se há-de resolver. Mas á no átrio, ao ar livre, que o empresário põe todo o seu cuidado. O Malaquias já se vê ali, à entrada, sentado num confortável cadeirão, a dirigir, a dar ordens, sob a sombra frondosa de uma tília ainda a plantar e que em poucos anos há-de ser multissecular.
Assim venha depressa o subsídio que ele, Malaquias, há-de ser um exemplo de iniciativa e criatividade.

Sem comentários: