.

.

.

.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Presidente da Assembleia Municipal decide votação

Só o voto de qualidade da presidente da Assembleia Municipal de Alpiarça, Vera Noronha, permitiu quebrar o empate na votação para a eleição dos representantes do município na Assembleia da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIM-LT).

Dos 11 municípios que compõem a ex-CULT, Alpiarça era o único que ainda não tinha este processo concluído, depois de dois empates na Assembleia Municipal de 16 de Dezembro e de outros dois empates na reunião de segunda-feira, 26 de Janeiro.
Dos 16 elementos que compõem a Assembleia Municipal de Alpiarça, o presidente da Junta de Freguesia, José João Pais, está impedido de participar nesta votação. Sobram sete membros do PS, seis da CDU e dois do PSD.
Tudo indica, que dos dois eleitos social-democratas, um ter-se-á abstido e o outro terá votado na lista da CDU, o que se traduziu em quatro empates seguidos a sete votos para cada lado.
No final, e seguindo um parecer jurídico da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT), Vera Noronha exerceu o voto de qualidade e desempatou a votação a favor do PS.
Assim, os socialistas elegeram a própria Vera Noronha e Paulo Espírito Santo para a Assembleia da CIM-LT, ao passo que a CDU elegeu apenas João Osório.
A CDU de Alpiarça vai pedir um parecer jurídico para analisar a legalidade do procedimento seguido para a eleição dos representantes, uma vez que subsiste a dúvida sobre o facto da presidente do órgão ter exercido voto de qualidade na última votação, que foi igualmente feita por voto secreto em urna, embora os presentes soubessem perfeitamente quem estava a votar em cada uma das listas.
A situação peculiar de Alpiarça tem causado algumas dificuldades de funcionamento à CIM-LT, que, por ainda não ter dado posse aos 51 novos elementos da Assembleia, não tem o orçamento de 2009 aprovado e tem estado a funcionar através de duodécimos.

João Nuno Pepino«O Ribatejo»

Sem comentários: