.

.

.

.

sábado, 31 de janeiro de 2009

Milhões de Euros para a agricultura que não foram usados

Jaime Silva (Ministro da Agricultura) diz que "nunca, em tempo algum, chegou tanto dinheiro à agricultura portuguesa".
Cerca de 1500 milhões de euros em 2008,um investimento total de 2100 milhões de euros" no âmbito do Proder (Programa de Desenvolvimento Rural), dos quais "978 milhões já estão comprometidos e 431 milhões já estão pagos". especificou o titular da pasta.
O ministro admitiu que "é verdade que há dinheiro das ajudas directas não gastas, que o Governo poderia ter usado até 31 de Dezembro." Mas para acrescentar - "O Governo disse claramente aos agricultores: dinheiro para não produzir não vai ser gasto. Vamos pegar naquelas ajudas que a direita aprovou para não produzir e dar para rejuvenescer o tecido empresarial." Uma transferência que a CAP diz ser impossível de concretizar. «DN.31.01.09».
Por sua vez a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) diz que Jaime Silva continua a tentar iludir os portugueses e que não quer ver a realidade, quando diz que "a crise ainda não chegou à agricultura".
Estas declarações foram proferidas pelo ministro da Agricultura numa entrevista ao ao Jornal de Negócios hoje publicada, e acabou por provocar uma onda de protestos entre os agricultores que garantem estar a passar pela pior crise dos últimos 30 anos.
A CNA lembra que os preços de quase todos os cereais estão em baixa, e que o preço do leite, do azeite e da madeira de rolaria caiu 30%. A confederação nota ainda que os preços dos combustíveis e das rações para animais se mantêm "especulativos" e que o Ministério da Agricultura não investiu "um único cêntimo no sector" nos últimos quatro anos.
Os responsáveis daquela confederação sublinham que as importações de bens alimentares continuam a aumentar, que a produção nacional está a diminuir e que isso acaba por comprometer a soberania alimentar de Portugal.
Acusam o ministro Jaime Silva de não ter aplicado mais de 800 milhões de euros em 2007 e 2008, relativos a fundos comunitários. Aquele governante, porém, reafirmou hoje no Parlamento que só em 2008 foram entregues ao sector 1.499 milhões de euros, considerando-o um montante "sem paralelo" em Portugal num só ano.(
Expresso)

Sem comentários: