.

.

.

.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

O que o executivo da CDU já fez por Alpiarça?


 Basicamente nada. Começou o primeiro ano do mandato com a colaboração de um “boy”, considerado um “Ex-Expert” em economia para ajudar a resolver o “bico-de-obra da “herança” recebida de Rosa do Céu e Vanda Nunes, a divida de 13 milhões de euros, que tanto atormentou os comunistas pelo valor exorbitante levando até que a divida herdada servisse de “bandeira” para os comunista acusarem os socialistas de “gastadores” e outras coisas mais quando na verdade o objectivo talvez fosse “esconder” a inoperância do executivo da CDU porquanto os “13 milhões herdados dos mandatos de Rosa do Céu e de Vanda Nunes” em vez de descerem continuam a subir porque já atingiu os 14 milhões de euros, ou seja: em vez de a diminuírem já conseguiram aumentá-la sem que se veja uma única obra feita (ler: Dívida da Câmara de Alpiarça aumenta para 14 milhões de euros. 

O que tem feito:

A conservação pela “coisa pública” no concelho uma requalificação aqui e acolá de baixo valor já que as obras de raiz e levadas a efeito vieram do anterior executivo socialista; admitiu “meia dúzia de boys” na Câmara pagos principescamente com dinheiro dos contribuintes mas que nada conseguem fazer para justiçar os chorudos vencimentos, umas pinturas, uns arranjos aqui e acolá e pouco mais porque de projectos ou obras de raiz, nem uma.

Fez umas “festarolas” que pouco ou nenhum benefício trouxe para Alpiarça como de positivo nada teve excepto alguns “bailaricos” para divertir sempre os mesmos (citação de um comentador: ler: Mas o que é isto de saneamento financeiro?); conseguiu acabar e perder alguns eventos para outros concelhos e concretamente não conseguiu levar a efeito minimamente as promessas eleitorais que prometeu aos alpiarcenses e respectivo eleitorado;

Tem apoiado uma modalidade desportiva de elite (Triatlo) para penalizar outras localmente (futebol sénior) e alguns eventos culturais com pouca participação de espectadores, porque os que vão, são sempre os mesmos.

Já conseguiu levar a efeito 5  “Fóruns do Movimento Associativo” para continuarmos por saber o que mudou ou beneficiou Alpiarça.

Tendo Alpiarça um vasto parque de lazer e desportivo nem este tem sido aproveitado para beneficiar o concelho e as poucas iniciativas desportivas são levadas a efeito em locais inapropriados como foi a "Corrida dos Patudos – Festa da pequenada" parecendo, como disse um leitor (ler a noticia) “que não temos Complexo Desportivo, Nave Desportiva, Barragem, etc.…).

Em termos de Turismo, Alpiarça é um “zero à esquerda”. Salva a “honra do Convento” a Casa Museu dos Patudos.

Não conseguiu reduzir a “taxa de desemprego” no concelho e muito menos  fez alguma coidsa para criar postos de trabalho. 

Uma inoperância politica que foi e continua a ser uma frustração para os agentes de desenvolvimento que nunca sentiram o real apoio e muitos menos viram interesse para que Alpiarça se desenvolvesse e aumentasse os postos de trabalho quando os municípios têm obrigação de encontrar soluções possíveis para aglutinar condições de desenvolvimento e crescimento no Concelho.

O que ainda não conseguiu fazer mesmo que tenha sido prometido politicamente:

Resolver a situação lastimosa do Parque Municipal de Campismo de Alpiarça que deixou de ser uma promessa para passar a ser o “calcanhar de Aquiles” do executivo comunista cujo mandato vai acabar e tudo indica que qualquer dia o parque de campismo passa a ser uma “reserva de índios” ou ainda ser ocupado pelos romenos que tempos a tempos entendem fazer das suas.

Talvez entregando a exploração do parque a estes os mesmos conseguissem dar melhores condições ao espaço de lazer como rentabilizá-lo para não falarmos do restaurante das piscinas e do completo abandono a que está entregue o espaço envolvente da barragem como é o caso dos trilhos que mais parece um viveiro de bicharocos que por ali circulam  conseguindo até  assustar os mais corajosos.

Como não chegasse, os comunistas ainda tem outro “calcanhar de Aquiles”:

De uma “pobreza franciscana” ou   inépcia  o “Projecto de Pobreza” que foi iniciado nos mandatos dos socialistas em parceria com a Fundação José Relvas continua em “banho-maria”

De nada valeu “retirar” o projecto à fundação.

Tudo isto por causa e em nome da “crise” e da “enorme divida” que receberam dos socialistas.

Afinal não a conseguiram diminuir mas sim aumentá-la e muito menos conseguiram fazer o quer que seja.

E assim o executivo da CDU vai fazendo querer que os alpiarcenses vivem todos no “mundo das maravilhas” onde tudo parece estar bem quando na verdade está numa lástima.


O que vai fazer até ao fim do mandato: uns arranjos nalguns caminhos e pavimentar a espaço envolvente junto dos Paços do Concelho cujo estudo arquitectónico foi entregue e uma empresa privada da especialidade.

É para dizer que o mandato do executivo da CDU foi e continua a ser um desastre.

Alpiarça, está muito mal entregue.

Merecia melhor!

7 comentários:

Anónimo disse...

Sr. Administrador do JA,

É com uma sentida preocupação que assisto a esta inflamação de ódio nas hostes políticas de Alpiarça.
Fui educada a ser respeitada e a respeitar o próximo e quando às vezes não estamos de acordo com as ideias das outras pessoas, temos apenas duas saídas. Tentamos convencer a pessoa que está errada e mostrar-lhe o nosso ponto de vista ou respeitar a opinião da outra pessoa e cada um fica com a sua. É assim que as coisas devem acontecer numa sã convivência entre pessoas. Entrar na ofensa é que não.
o que se vê ultimamente pelos dois partidos políticos de Alpiarça é um ódio mutuo preocupante e que me assusta como Alpiarcense e que me deixa perante uma certeza: - Não queria que algumas destas pessoas estivessem à frente dos destinos de Alpiarça.

Não queria que o Sr. Ramalho tivesse responsabilidades importantes no meu concelho. É uma pessoa provocadora, com um ódio evidente por tudo o que tem a ver com a foice e martelo. Foi lamentável que no seu discurso do 25 de Abril se tivesse PROPOSITADAMENTE esquecido de dois homenageados só porque foram propostos pelo PCP.

Também não queria que a Sra. Inês d’Aguiar tivesse um papel importante nos destinos da nossa Alpiarça. Já percebemos que não está à altura dos acontecimentos e não está preparada para ouvir críticas, mesmo que sejam injustas e a sua intervenção num órgão de comunicação social, mesmo que seja um blogue local, faz lembrar as intervenções do Socrates e companhia na TVI que nunca foram muito bem explicadas. A Sra. é uma figura publica e tem de estar preparada para aceitar criticas e coisas menos agradáveis.

E em relação ao Sr. Osório, deixe-me dizer-lhe uma coisa. É uma pena que os partidos, sejam eles de esquerda ou de direita tenham nas suas fileiras pessoas como o Senhor. O Senhor Osório envergonha toda a classe politica. Já não bastava a forma autoritária com que se dirige às pessoas que trabalham consigo, e depois ainda faz o contrário daquilo que deveria defender como militante de um partido como o PCP. Essa atitude incompreensível de acumular cargos dentro da autarquia contrasta profundamente com as criticas com que faziam a Dr. Rosa Do Céu quando este acumulava o vencimento com a reforma. E todos sabem que o Senhor, em conjunto com o Presidente da Câmara foram os principais opositores a que se homenageassem as duas pessoas propostas pelo PS. Isso é falado à boca cheia até por militantes do PCP. Tenha vergonha nessa cara e pare de julgar que os alpiarcenses são todos parvos.

E outros e outras poderia aqui falar. Todas as pessoas têm defeitos. É pena é quando não os sabem reconhecer ou não fazem nada para os corrigir. Só espero que nas próximas eleições, tenham inteligência para quando fizerem as listas, não ponham determinadas pessoas em lugar de destaque. Não quero ser governada por pessoas destas. Não lhes reconheço qualquer competência para funções de destaque. Aqui fica o meu desabafo.

Bem Hajam
Patricia

Anónimo disse...

Eu sou um pouco leigo nestas matérias de contas e tal, e não percebo uma coisita ou outra que talvez me possam explicar.A CDU chegou à Cãmara com uma dividida de 13 milhões correcto? tinha duas obras adjudicadas e em curso uma(patudos)sem sequer saber de onde viria o dinheiro correcto?só os patudos passava de um milhão? correcto, a camara fez um plano financeiro para pagar a inormizidade de dividas que até ajudaram a falir empresas Alpiarçenses, ou seja deixou de dever 6 milhões a vários e passou a dever só a um(banco) correcto? mas tem que se pagar na mesma, não é chegar ao banco e não se paga, para baixar a divida da camara.Agora dizem que aumentou a divida para 14 milhões,em vez de diminuir, então as verbas recebidas pela camara e a exemplo do meu vencimento tambem foram reduzidas, e as despesas aumentaram e muito, não se esqueçam que a camara não pagava água e agora deixou de receber e começou a pagá-la, eu na fatura da Luz levei um aumento à conta do iva de em média mais 15€ mês, imagino a camara....Tiveram de pagar a parte que lhes correspondia dos Patudos,e da escola, correcto, ou seja, aquilo que eu entendo disto tudo é que, "casa onde não há pão todos ralham e ninguém tem razão", deixem trabalhar que lá está a trabalhar e no fim do mandato peçam contas, se não gostaram fora e venham outros
Dashi

Anónimo disse...

Supostamente as dívidas deveriam ter sido reduzidas e não aumentadas.
Toda a gente que recorreu a empréstimos sabe que os mesmos quando são pagos decompõem-se numa parte de capital amortizado e outra de juros.
Cá por Alpiarça a matemática financeira deve ser uma ciência não exacta.
Não basta dizer que herdaram uma dívida.
Havia que escalpelizar as fontes da criação do "monstro" e tomar medidas para a redução da despesa camarária.
Pelo que contam, não só não houve qualquer amortização da dívida, como a mesma foi aumentada.
TRÊS anos não chegaram para enviesar caminho e colocar as contas no sentido da redução.
Num empréstimo a 10 ou 15 anos, a lógica seria que 3/10, ou 3/15 da dívida tivesse sido amortizada, ou ainda que a percentagem não fosse essa, que o caminho indicasse esse objectivo.
Esperemos que não seja mais uma dívida a solver "ad eternum" como a herança que deixaram com o F.F. Habitação.
Esta gestão indicia que quem vier a seguir, vai também utilizar o alibi da dívida herdada...

Anónimo disse...

Preocupante é que estão num periodo de carencia de capital, pelo que os excedentes de tesouraria já deveriam estar a ser aplicados em obra visivel, o que não é a realidade.
pelo contrário, aumental a dívida e não fazem obra. PIOR DO QUE ISTO É IMPOSSIVEL

Anónimo disse...

Tantas dúvidas, e não as colocam no sítio certo?

Quando o barco estava a afundar, os ratos abandonaram-no.

Agora que começa a flutuar, começam a dar sinal de vida, às escondidas.

Lançam atoardas para o ar para espalhar a confusão.

Não vejo, na Câmara ou na Assembleia Municipal, nenhum eleito a colocar questões concretas, a dizer o que foi feito mal ou o que deveria ser feito. Só comentários desgarrados do tipo unam-se e vão.

De uma oposição responsável e coerente exijem-se coisas concretas, uma análise rigorosa dos factos e tomadas de posição concretas, fundamentadas e coerentes.

Triste a oposição que só aparece nos blogues, anonimamente, a tentar lançar o descrédito sobre a gestão da Câmara, sem apontar um único facto.

É triste ver a demagogia de quem finge não conhecer os factos, as regras do jogo, a legislação, etc. (se calhar não conhece mesmo) e se limita a lançar bitaites.

Uma Câmara Municipal é um organismo importante de mais para tanta irresponsabilidade.

Não se esqueçam que os executivos mudam, mas a Câmara mantém-se, e diariamente tem de lidar com clientes e fornecedores. A má imagem que pretendem mostrar só nos prejudica a nós todos, enquanto municipes.

Trabalhem, informem-se, estudem, analisem. Ser eleito é também isto, não é só ir a umas quantas reuniões para receber as senhas de presença.

Anónimo disse...

Fique sabendo que não são só os eleitos e os políticos que apresentam dúvidas e escrevem nos blogs.
O V/ entendimento da política é que parece que só pode opinar e levantar questões quem pertencer a um dos "clubes" partidários.
Quando as opiniões não agradam, nada melhor do que conotar quem critica com gente da oposição.
Pela parte que me toca, sou um mero cidadão que pensa pela sua cabeça e que acha estranho que passados 3 anos, uma dívida que devia ter sido reduzida ainda aumente.
O comentador seguinte, diz e muito bem, que, havendo um período de carência existem, ou DEVIAM EXISTIR excedentes de tesouraria.
Mas pelo que parece, não só não existem, como a câmara ainda aumentou o endividamento.
Não havendo obras visíveis, só pode ter acontecido por despesa corrente.
Ou seja: DESIQUILÍBRIO FINANCEIRO.
Esperamos que daqui a cerca de um ano, não se vá falar de dívida de 13 milhões, mas de 15, 16, 18 milhões...
Há quase quatro décadas que estamos habituados aos fogos de palha eleitorais, e esses normalmente significam aumento da despesa.

Anónimo disse...

Cá em Alpiarça chama-se "supervit"...isto parece aquelas pessoas que em vez de tomarem banho... passam o corpo com perfume e mantêm sempre a mesma sujidade...Com um "supervit" destes não daria ao menos para realizarem uma coisita pequena do programa da CDU. Ou será que esse dinheiro servirá para outras coisas... já vimos este filme em qualquer lado.... qual a razão porque esse dinheiro não apareceu inscrito nas contas apresentadas na última Assembleia Municipal e só foi feita a sua referência após um membro da Assembleia afeto ao PS ter levantado a questão e ter surgido de imediato a resposta do sr. Presidente que o mesmo seria referido em próximas contas....transparência meus senhor...cá para mim há aqui "gato escondido com rabo de fora"... mas há mais!!!!!