.

.

.

.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Mário Soares diz que o PS fez 'mais um comício que um Congresso'

O Congresso do PS «foi mais um comício do que um Congresso» disse esta noite Mário Soares, em entrevista à RTP. O antigo Presidente da República afirmou ainda que «Cavaco Silva podia ter evitado esta crise política».
Entrevistado por Fátima Campos Ferreira, Soares explicou que assistiu ao Congresso pela televisão, «melhor do que se lá estivesse». O antigo líder do PS considerou ainda que «teria sido melhor falar mais para fora do que só para o partido».

Sobre a magna questão de quem é responsável pela actual crise, disse que, nestes casos, «as culpas são normalmente repartidas» e que seria «bom que pusessem as críticas de lado e olhassem para o interesse nacional».
«Se os partidos não se entenderem são responsáveis pela desgraça», concluiu.
Mais tarde, referindo-se a Angela Merkel, Nicolas Sarkozi e Sílvio Berlusconi, afirmou que «dos três não se aproveita um».
Mário Soares, um dos signatários de um documento em que se apela ao Chefe do Estado e aos principais partidos para que se empenhem num «compromisso nacional», pré e pós eleitoral, deixou aos portugueses uma palavra de «esperança, bom senso e convicção de que somos um grande país».«Lá fora todos nos respeitam, apesar do que pensamos», assegurou
http://sol.sapo.pt/inicio/Politica/Interior.aspx?content_id=16530

25 comentários:

Anónimo disse...

Portugal só tem dinheiro até Maio
O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, reconheceu ontem que Portugal só tem dinheiro disponível até Maio. "As necessidades de financiamento para o mês de Abril, estão cobertas, e mesmo para o mês de Maio não temos problemas. O primeiro grande momento de exigência será o mês de Junho e por isso também este é um timing que nos parece ajustado" para a entrada em vigor do programa de apoio europeu, reconheceu o governante numa entrevista à agência Reuters.

Anónimo disse...

Contrariando declarações recentes, Teixeira dos Santos afirmou também que "nunca esteve em causa" que seria o Executivo a negociar com a troika: "Compete ao Governo, mesmo em gestão, proceder a essa negociação." Ainda assim, sublinhou a necessidade de haver "um compromisso do Governo, do partido que apoia o Governo mas também das outras forças políticas" para que o plano de austeridade imposto pela Comissão Europeia e pelo FMI se concretize.

O governante demissionário afirmou ainda que "o País tem de poupar". "Habituámo-nos, eu diria praticamente desde que entrámos na União Europeia, a ter um padrão de consumo claramente acima daquilo que é a nossa real capacidade de produção." Teixeira dos Santos foi mais longe: "Não é possível a um país estar sistematicamente a gastar 8 a 9 por cento acima daquilo que produz, é esse o aviso que nos estão a fazer."

AJUDA FINANCEIRA EXTERNA PODERÁ CHEGAR AOS 100 MIL MILHÕES

Os 80 mil milhões de euros de ajuda financeira externa a Portugal poderão não ser suficientes para satisfazer as necessidades do Estado e da Banca. Devido às dificuldades dos bancos portugueses se financiarem, o apoio financeiro a Portugal poderá ascender aos 100 mil milhões de euros.

Os próprios responsáveis europeus já admitiram que a ajuda financeira a Portugal poderá atingir os 80 mil milhões de euros, mas deixaram claro que ainda não há uma avaliação precisa das necessidades do País. Certo é que os banqueiros têm deixado claro que a Banca atravessa dificuldades de financiamento. Com o crédito malparado dos particulares a atingir quase 4,2 mil milhões de euros, teme-se, segundo apurou o CM, que a fragilidade da Banca exija um apoio financeiro mais elevado.

Anónimo disse...

DISCURSO DIRECTO

"PARTIDOS DEVEM CHEGAR A ACORDO": Ricardo Salgado, Presidente da comissão executiva do BES em entrevista à RTP

- O que levou os bancos a mudar de posição quanto à necessidade um empréstimo intercalar?

Ricardo Salgado - Quando o Governo caiu e o PEC 4 foi reprovado, o que aconteceu foi a multiplicação da queda dos ratings, que sempre se referiam à incerteza política, e as taxas de juro dispararam...

- Os políticos estão conscientes da gravidade e à altura da situação?

- É fundamental o entendimento e seria uma irresponsabilidade total se os nossos políticos não se pusessem de acordo para negociarem em conjunto o programa.

- A CGD deveria ser privatizada?

- Eu sempre disse que a Caixa não devia ser privatizada, mas concedo que, se houver uma participação minoritária, que não tem de ser muito grande, para ajudar a Caixa a recapitalizar-se através da Bolsa, isso será positivo para a Caixa. Mas há muitas outras actividades para serem privatizadas.

Anónimo disse...

Resgate

FMI analisa gastos das câmaras
Duas fatias de 10 mil milhões de euros salvam Portugal até ao fim de 2011.
Saiba mais sobre a intervenção do FMI em Portugal na edição de hoje do 'Correio da Manhã'.

Anónimo disse...

OS DRS. E ENGS. DESTE PORTUGAL SEM RUMO, VÃO VOLTAR A MENDIGAR AJUDA AO BCE E AO FMI. PARA TAPAR OS BURACOS, QUE OS BOYS AS GIRLS E A CORJA DE ABUTRES, CRIARAM. ESTE SISTEMA ECONOMICO ESTA FALIDO, NINIGUEM VE ISSO??

Anónimo disse...

Agora é que vão acabar as rotundas, as festas partidárias e o zé trolha fica sem trabalho enquanto o chico embastado é obrigado ao jejum das mamas a secarem

Anónimo disse...

Deve ser tudo colocado em pratos limpos, venha cá para fora todas as más administrações feitas por estes politicos oportunistas, partidários e faciosos.

Anónimo disse...

o que precisamos não é do FMI mas do FBI, para saber para onde foram os biliões que vieram da Europa...

Anónimo disse...

Quando virem todas as contas da má governação vão dizer:" Fuc..this is worse than we thought!"...

Anónimo disse...

SÓ AGORA É Q DIZES Q NÃO TENS DINHEIRO?

Anónimo disse...

então andavam ou não a enganar o povo? e agora votamos em quem? o outro gaito ainda mal começou e já foi apanhado a mentir!!

Anónimo disse...

Portugal até Maio,o Zé ha muito que não tem,e o Sr.Ministro e seus acolitos teem que chegue para as respectivas familias e "amigos" até 2150 e "tal"!

Anónimo disse...

Lembro-me das razões que levaram Salazar a tornar-se "o ditador". Pela repetição dos factos apetece-me gritar: "Viva Salazar". Abaixo os xico-espertos que nos arruinaram e destruiram.

Anónimo disse...

E afinal não havia crise com o PEC IV? Depois de venderem dívida a juros escandalosos para aguentarem até Junho, não foi possível suster até lá. Espero que Sócrates e Teixeira dos Santos acabem numa prisão junto a Dias L

Anónimo disse...

Está sem dinheiro porque paga salários acima dos 2000 euros a quem pouco produz, porque compra submarinos, BPN, deixa criminosos explorarem o sistema social, por causa da corrupção, estado ditador, não produz...

Anónimo disse...

e foi o chumbo do PEC4 que levou a essa situação? com ou sem PEC4 precisavamos de dinheiro o chumbo do PEC até veio beneficiar o ps, para culpar os outros partidos pela situação..

Anónimo disse...

O que vale é que o MUNDO MUDOU NOVAMENTE pois ainda a menos de 1 mês Portugal tinha dinheiro e não precisava de ajuda... com o chumbo do PEC4 o €€ para 8 meses de funcionamento do pais desapareceu... LADRÕES e MENTIROSOS

Anónimo disse...

Pois, sempre disse que o País estava na Banca Rota, devemos de agradecer aos Grandes Políticos deste País por este acontecimento.Além do dinheiro, precisamos de Pessoas capazes para Governar.Só incompetentes.

Anónimo disse...

Á 2 semanas atraz estava estava tudo bem! e agora descobriu que só tem dinheiro até Maio!? Estava era a mentir e agarrado ao poder, para sacar mais para o partido e companhia! se fosse noutro país já tinham sido corridos

Anónimo disse...

Triste figura esta do ministro. Só ao fim de seis anos percebeu isso? Então, não foi a oposição os culpados da bancarrota. Tenham vergonham.Ainda tentam mentir mais.

Anónimo disse...

É altura do povo comecar a exigir responsabilidade a este politicos que levaram o pais a falencia. Mentem sem quaisquer preconceitos. Prisao para estes incompetentes. O problema e que os tribunais tambem nao funcionam.

Anónimo disse...

Onde é que vocês meteram o dinheiro que desviaram ? Porque andaram vocês a enganar-nos durante estes anos todos ? - Seus Burlões Malditos !

Anónimo disse...

Só sabe agora que gastamos demais?quando estão a usufruir mordomias e luxos a pagar salários e prémios milionários a gestores não sabia ?

Anónimo disse...

Sócrates preso e a camarilha também até devolverem o dinheiro que sacaram.Só assim se vai a algum lado

Anónimo disse...

Ai agora temos de poupar. Não pensaram nisso quando se meteram nos submarinos, TGV, novo aeroporto e outras obras faraónicas. Se a hipocrisia matasse...